Massa com tainhas, alcaparras e alho negro

/5

APRESENTAÇÃO

Ricas em nutrientes e pobres em calorias, as tainhas são protagonistas de alguns pratos clássicos da cozinha regional italiana, incluindo as famosas Salmonetes à livornese. Sua carne magra e delicada, entretanto, é perfeita também para temperar pratos principais saborosos como, por exemplo, o macarrão com tainhas, alcaparras e alho negro!

Uma receita de sabor mediterrâneo com o toque especial do alho negro em pó, que confere um leve aroma de alcaçuz. Além disso, preparamos um caldo de peixe com as sobras das tainhas que usamos para cozinhar o macarrão... desta forma, você obterá um molho bem integrado e um sabor ainda mais intenso!

Depois de experimentar o macarrão com tainhas, alcaparras e alho negro, não perca também estas apetitosas variações:

INGREDIENTES
Mezzi Rigatoni Sem Glúten 320 g
Salmonete 3
Alcaparras em sal 30 g
Extrato de tomate 10 g
Alho negro quanto baste - em pó
Louro 5 folhas
Água 500 g
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar o macarrão com tainhas, alcaparras e alho negro, primeiro limpe o peixe: retire as escamas das tainhas raspando a pele com o dorso de uma faquinha 1, depois corte as barbatanas e faça um corte na barriga com uma tesoura 2. Retire as vísceras e lave bem em água corrente. Agora coloque as tainhas sobre uma tábua e corte as cabeças 3.

Retire os filés 4 e separe-os da espinha central 5. Remova as espinhas menores dos filés, depois corte-os em pequenos cubos 6. Guarde tanto as cabeças quanto as espinhas e coloque os cubos de tainha na geladeira.

Aqueça um fio de óleo em uma panela, depois adicione as sobras das tainhas 7 e o concentrado de tomate 8. Refogue bem em fogo alto, mexendo frequentemente, depois adicione a água 9 e deglace o fundo da panela.

Adicione as folhas de louro 10 e deixe cozinhar em fogo alto por cerca de 30 minutos; o líquido deve reduzir-se a um terço. Enquanto isso, aqueça um fio de óleo em uma frigideira antiaderente, adicione os cubos de tainha 11 e refogue em fogo médio por cerca de 5 minutos. Assim que dourados 12, retire-os da frigideira e reserve.

Enquanto isso, leve uma panela de água salgada para ferver e cozinhe o rigatoni por 2 minutos a menos do tempo indicado na embalagem 13. Neste ponto, o caldo estará pronto, então coe-o na mesma panela onde você dourou as tainhas 14. Escorra o macarrão e transfira-o para a panela com o caldo 15.

Adicione uma concha da água de cozimento do macarrão 16 e termine de cozinhar, depois misture com um fio de óleo 17. Por último, adicione os cubos de tainha dourados 18.

Adicione também as alcaparras dessalgadas 19 e misture tudo. Sirva e complete com uma pitada de alho negro em pó 20. Seu macarrão com tainhas, alcaparras e alho negro está pronto para ser servido 21!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente o macarrão com tainhas, alcaparras e alho negro.

Conselho

Se você não tiver alho negro em pó, pode substituí-lo por raspas de limão não tratado, que adicionarão um toque fresco e cítrico ao prato. Alternativamente, você pode optar por um toque aromático levemente amargo, como algumas folhas de alecrim picadas finamente.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.