Massa com vagens de ervilha

- Vegetariano
- Energía Kcal 502
- Carboidratos g 65.6
- dos quais açúcares g 9.5
- Proteína g 19.9
- Gorduras g 17.3
- das quais gorduras saturadas g 5.74
- Fibra g 14.6
- Colesterol mg 19
- Sódio mg 435
- Dificuldade: Muito fácil
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 45 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
Quem de nós não guarda a memória distante das tardes na companhia da avó passadas a debulhar ervilhas conversando sentados à mesa? As horas passavam agradavelmente enquanto a tigela se enchia de brilhantes sementes verdes e uma montanha de cascas se acumulava lentamente aos nossos pés, destinada a ser irremediavelmente um descarte... até mesmo as cascas das ervilhas podem se tornar ótimos ingredientes para pratos deliciosos, em uma ótica de cozinha de aproveitamento! Após a refogado de cascas de fava, propomos outra deliciosa receita anti-desperdício: massa com cascas de ervilha. Descubra como transformar as cascas desses frescos vegetais primaveris em um delicado creme que servirá de base aveludada para um primeiro prato com cores tricolores: o verde das ervilhas, o vermelho dos pimentões e o branco da burrata iluminarão a mesa com uma explosão de sabores e texturas realmente irresistível. A massa com cascas de ervilha é uma receita que une funcionalidade e criatividade, um verdadeiro exemplo de cozinha virtuosa que conquistará também avós e mães... o que você está esperando para convidá-las para o jantar?
Descubra também como é simples preparar nossa massa e ervilhas cremosa!
- INGREDIENTES
- Fusilli 5 cereais 320 g
- Ervilhas 1 kg - frescos para limpar
- Pimentões vermelhos 1
- Burrata 100 g
- Chalota 1
- Vinho branco 30 g
- Creme de leite fresco líquido 10 g
- Manjericão 6 folhas
- Água quanto baste
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
Preparo

Para preparar a massa com cascas de ervilha, primeiro pré-aqueça o forno a 240° em modo ventilado. Lave as ervilhas inteiras, em seguida debulhe as ervilhas e reserve as cascas 1, das quais posteriormente removerá o talo 2; no total, você precisará de 100 g de ervilhas debulhadas e 200 g de cascas. Limpe a cebola e corte-a em fatias finas 3.

Aqueça um fio de óleo em uma panela grande, adicione a cebola 4 e deixe refogar em fogo baixo por alguns minutos. Junte as ervilhas 5 e deixe dourar por alguns minutos, depois adicione o vinho branco 6 e continue cozinhando por cerca de 10 minutos.

Enquanto isso, coloque um fio de óleo em uma panela alta, adicione as cascas 7 e cubra-as com água 8. Adicione as folhas de manjericão 9, sal, cubra com uma tampa e deixe cozinhar em fogo baixo por 15-20 minutos.

Enquanto as cascas cozinham, lave e seque o pimentão inteiro, depois coloque-o em uma assadeira forrada com papel manteiga; tempere com óleo 10, sal e pimenta 11 e leve ao forno pré-aquecido a 240° por pelo menos 20 minutos. Enquanto isso, coloque para ferver uma panela grande com água salgada. Quando as cascas estiverem cozidas e a água dentro da panela tiver reduzido pelo menos um terço, transfira-as para um recipiente alto e estreito 12.

Adicione uma concha da água de cozimento das cascas 13, junte o creme de leite fresco 14 e bata com um mixer de imersão 15 para transformá-las em creme, depois ajuste o sal.

Coe o creme obtido através de um coador fino 16 para obter uma consistência lisa e aveludada, depois cubra com filme plástico em contato 17 e mantenha à parte, em temperatura ambiente. Quando o pimentão estiver assado 18, transfira-o para uma tábua de cortar e remova o talo junto com as sementes internas.

Abra o pimentão ao meio e remova a pele 19, depois corte-o em tiras 20. Enquanto isso, a água para o macarrão deverá estar fervendo, então adicione os fusilli 21 e cozinhe pelo tempo indicado na embalagem.

Neste ponto, coloque novamente a panela com as ervilhas no fogo, adicione as tiras de pimentão 22 e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de dez minutos. Quando a massa estiver al dente, escorra diretamente na panela com as ervilhas e os pimentões 23, ajuste a pimenta e deixe refogar brevemente para misturar com o molho, adicionando, se necessário, uma concha da água de cozimento 24, depois desligue o fogo.

Distribua o creme de cascas nos pratos, adicione o macarrão temperado com os pimentões e as ervilhas 25 e complete com alguns fios de burrata 26. Tempere com um fio de óleo e uma pitada de pimenta e sua massa com cascas de ervilha está pronta para ser servida 27!