Salteado de cascas de favas

/5

APRESENTAÇÃO

Depois de passar tanto tempo descascando as favas, sobram as vagens: que pena jogá-las fora! Por que não reutilizá-las e preparar um salteado de cascas de favas? Este prato, que vem da antiga tradição camponesa onde nada era desperdiçado, é um acompanhamento incomum mas simples feito com cascas de favas que são temperadas na frigideira com um toque picante e finalmente prontas para serem servidas ainda quentes! Experimente propor o salteado de cascas de favas assim ou como acompanhamento para algum prato importante como carnes ou peixes.

Experimente também a massa com vagens de ervilha, outra deliciosa receita anti-desperdício!

INGREDIENTES
Grãos de fava 2 kg
Azeite virgem extra 60 g
Alho 1 dente
Pimenta fresca 1 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para o salteado de cascas de favas, comece colocando uma panela com água no fogo onde depois você irá escaldar as cascas, em seguida passe para a limpeza das vagens removendo o filamento central com a ajuda de uma faquinha 1; retire as duas extremidades 2 e faça assim com todas, mantendo-as separadas das favas 3 que podem ser usadas em outras receitas, como por exemplo a salada de favas. Se preferir, você pode usar luvas para limpar as favas, evitando assim que resíduos de terra fiquem sob suas unhas.

Lave as vagens das favas sob água corrente para eliminar eventuais impurezas 4, depois mergulhe-as na água fervente 5, deixando cozinhar por 5 minutos 6, o tempo necessário apenas para amolecê-las ligeiramente. Reserve o líquido de cozimento que você usará posteriormente para deglacear as cascas.

Passados os 5 minutos, escorra as cascas e lave-as sob água fria para interromper o cozimento 7; escorra-as, coloque-as sobre uma tábua e corte-as em losangos dividindo as vagens em 3-4 pedaços, dependendo do comprimento 8. Se preferir um aroma menos intenso de alho, corte-o ao meio e remova o miolo, depois coloque-o em uma panela junto com o óleo, deixando aromatizar por alguns instantes 9;

quando o óleo estiver bem quente, retire o alho e adicione as cascas cortadas 10, deixando-as aromatizar por alguns minutos em fogo alto 11 e ajuste o sal e a pimenta 12.

Enquanto isso, corte uma pimenta ao meio, remova as sementes internas 13, depois corte-a em tiras 14 e adicione às cascas de favas 15.

Deixe cozinhar ainda em fogo alto por alguns instantes 16 e depois deglaceie com uma concha do líquido de cozimento das favas que você reservou (se preferir, pode adicionar caldo de legumes em substituição) 17 e deixe cozinhar por mais 10 minutos até que o salteado de cascas de favas esteja bem seco 18.

Conservação

Recomenda-se consumir o salteado de cascas de favas na hora. Você pode armazená-lo em um recipiente de vidro coberto com filme plástico por no máximo 1 dia.

Conselho

Escaldar as vagens é indispensável, pois se cozidas imediatamente na frigideira tendem a escurecer. Existem algumas dicas que podem tornar esta receita irresistível, como por exemplo a adição de cubos de bacon ou presunto cozido. Experimente também com algumas lascas de parmesão ou pecorino!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.