Risoto com ervilhas, bacon e manjerona

/5

APRESENTAÇÃO

Quer deixar um dia comum um pouco especial? Traga para a mesa um primeiro prato saboroso e perfumado: o risoto com ervilhas, bacon e manjerona. Uma combinação de sabores muito interessante: de um lado temos a clássica junção de ervilhas e bacon e do outro a nota aromática da manjerona que lembra um pouco o orégano em uma versão mais delicada. Cremoso e crocante, um prato simples mas que aguça o paladar com seus sabores deliciosos. Um truque para tornar o risoto saboroso sem adicionar muita gordura? Cozinhe-o na mesma panela em que dourou o bacon para absorver o aroma. O risoto com ervilhas, bacon e manjerona é o prato perfeito para se mimar de forma simples e gostosa.

Experimente também estas apetitosas variações de arroz e ervilhas:

  • Risoto com bacon e creme de ervilhas
  • Risoto com creme de ervilhas e guanciale

 

INGREDIENTES
Arroz Carnaroli 400 g
Bacon (esticado) 100 g - defumada
Ervilhas 150 g
Manjerona 20 g
Azeite virgem extra 30 g
Chalota 1
Vinho branco 100 g
Caldo de legumes 500 g
Manteiga 40 g
Parmigiano Reggiano DOP 100 g - (para ralar)

Preparo

Para preparar o risoto com bacon, ervilhas e manjerona, corte o bacon defumado em fatias 1, depois em tiras 2, e doure-o em uma panela sem adicionar gordura 3

quando estiver crocante, transfira-o para uma tigela 4. Descasque e pique a cebola 5, aqueça o azeite na mesma panela usada para o bacon e adicione a cebola picada 6

deixe-a dourar em fogo baixo por pelo menos 5 minutos. Enquanto isso, faça um branqueamento das ervilhas em água fervente por 3-4 minutos 7 e depois escorra-as 8. Quando a cebola estiver macia, adicione o arroz 9 e deixe-o tostar, mexendo com uma colher de pau.

Despeje o vinho branco 10 e adicione algumas conchas de caldo de legumes quente 11, deixando cozinhar e adicionando o caldo conforme necessário, uma concha de cada vez, por 10 minutos. É importante não adicionar muito caldo de uma só vez, deve ser adicionado gradualmente conforme o arroz o absorve. Enquanto isso, lave, seque e pique a manjerona 12.

Quando faltarem poucos minutos para o fim do cozimento, adicione as ervilhas 13 e o bacon 14, tempere com a manjerona 15 e ajuste o sal e a pimenta.

Desligue o fogo e misture o risoto com a manteiga 16 e o queijo ralado 17. O seu risoto com bacon, ervilhas e manjerona está pronto para ser saboreado quente 18.

Conservação

É recomendado consumir o risoto com bacon, ervilhas e manjerona imediatamente, bem quente. Pode ser conservado por no máximo 1 dia na geladeira em um recipiente hermético, para depois ser reaquecido com caldo quente. Não é recomendado congelar.

Dica

Para um risoto ainda mais cremoso, ao invés de misturar com a manteiga use a crescenza ou outro queijo fresco macio de sua preferência.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.