Massa sem glúten com pesto de pistache, camarões e tomates secos

/5

APRESENTAÇÃO

O protagonista desta receita tem a forma de um pequeno feijão cannellini, é de um intenso verde esmeralda e é protegido por uma casca lenhosa e uma pelinha roxa. Estamos falando de um dos símbolos da Sicília: o pistache. Desta preciosa fruta seca utilizada na cozinha como lanche, para sobremesas e decorações, também se pode obter um riquíssimo e intenso pesto de pistache, uma diversificação do grande clássico da Ligúria. Hoje propomos que o utilizem como molho para a massa sem glúten com pesto de pistache, camarões e tomates secos. Uma receita mediterrânea de cores intensas e um sabor que não trairá suas expectativas, graças a uma mistura de sabores que vão do marcante ao envolvente. Dizem que o verde tem o poder de evocar paz e equilíbrio, com esta massa sem glúten com pesto de pistache, camarões e tomates secos, você terá certeza de desfrutar de sabores bem equilibrados que irão conquistá-lo desde a primeira garfada!

Experimente também estas variações:

  • Pasta com pesto de pistache e camarões
  • Massa ao pesto de pistache
  • Massa com pesto de tomates secos, ricota e anchovas

INGREDIENTES

Penne Rigate sem glúten 320 g
Camarões 300 g - (código)
Tomates secos 30 g
Sal fino quanto baste
Pimenta fresca 1
para o pesto de pistache
Pistácios sem sal 150 g - (descascados)
Creme fresco sem lactose 50 g
Alho 2 dentes
Manjericão 2 folhas
Azeite virgem extra 70 g
Sal fino quanto baste
para perfumar
Casca de limão 1 - (não tratada)

Preparação

Para preparar a massa sem glúten com pesto de pistache, camarões e tomates secos, comece retirando a pelinha dos pistaches descascados e sem sal, colocando-os em um recipiente junto com água muito quente 1 e deixe de molho por 10-15 minutos 2; com este procedimento, você conseguirá eliminar a pelinha, obtendo assim um pesto muito claro. Após o tempo, retire a pelinha de cada pistache 3

uma vez secos os pistaches, coloque-os no processador 4 e triture até obter granulado (reserve duas colheres para a decoração final) 5 e depois continue adicionando o dente de alho e o manjericão 6,

o azeite de oliva extravirgem 7 e o creme de leite sem lactose 8 e triture até obter um creme liso, em seguida, ajuste o sal 9.

Reserve o pesto de pistache 10 e passe para os tomates secos: coloque-os no processador 11 e triture até obter migalhas crocantes 12 que você reservará para o molho final.

Prosseguindo com a limpeza das caudas de camarão: retire a carapaça 13 em seguida, elimine o fio escuro central ajudando-se de um palito de dente 14, então, com a ponta, levante levemente o intestino e retire-o ajudando-se com os dedos, desta forma você terá limpado as caudas e não sentirá o retrogosto amargo do fio. Retire o talo de uma pimenta fresca e pique-a com uma faca 15

e depois coloque-a em uma frigideira junto com o azeite de oliva extravirgem e um dente de alho 16, deixe aromatizar por alguns instantes e depois adicione as caudas de camarão 17 após alguns minutos de cozimento, ajuste o sal e retire o dente de alho 18.

Cozinhe a massa em bastante água fervente e salgada, seguindo o tempo de cozimento indicado na embalagem 19 e, enquanto isso, coloque o pesto de pistache em uma panela, diluindo com um pouco de água de cozimento da massa 20 e misture com o fogo apagado 21.

Quando a massa estiver cozida, escorra-a e coloque-a diretamente na panela com o pesto 22, adicione também as caudas de camarão cozidas 23 e os tomates secos triturados 24.

Para completar, rale a casca de um limão não tratado 25 e as duas colheres de pesto de pistache que você havia reservado anteriormente 26, misture bem e finalmente sirva, ainda bem quente, sua massa sem glúten com pesto de pistache, camarões e tomates secos 27!

Conservação

Recomenda-se consumir a massa sem glúten com pesto de pistache, camarões e tomates secos imediatamente, mas se quiser, pode conservá-la na geladeira cobrindo com filme plástico; o pesto, por sua vez, pode ser preparado com antecedência e conservado cobrindo a superfície com azeite.

Conselho

Se você está procurando uma alternativa para um prato sem glúten, experimente a receita dos espaguete de trigo sarraceno com anchovas e tomatinhos!

Para uma correta preparação de receitas sem glúten

Para receitas sem glúten, recomendamos comprar apenas produtos que tenham o selo de espiga riscada na embalagem, certificados como sem glúten, recomendados pelo guia da AIC Associação Italiana de Celíacos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.