Medalhões de arroz com bagna cauda
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 20 min
- Tempo de cozimento: 1 h 30 min
- Porção: 4
- Notas + o tempo de imersão das anchovas (pelo menos 30 min.), de preparação do caldo de legumes e de resfriamento do risoto na geladeira
APRESENTAÇÃO
Os medalhões de arroz com bagna cauda são uma ideia saborosa para servir o risoto de uma forma diferente do habitual! A Bagna caoda, uma preparação típica piemontesa à base de alho e anchovas, é usada junto com o caldo de legumes para cozinhar o arroz: assim você obterá um risoto cremoso e saboroso que será depois dourado na frigideira em pequenas porções individuais, como se fosse um Arroz à pulo. Ideais para servir como aperitivo, acompanhados talvez de um copo de vinho tinto, os medalhões de arroz com bagna cauda vão encantar seu paladar com seu sabor marcante!
Gostou dessa combinação? Experimente também a receita do Risoto com brócolis e bagna caoda rápido!
INGREDIENTES
- Para 8 medalhões de arroz
- Arroz 320 g
- Parmigiano Reggiano DOP 60 g - para ralar
- Caldo de legumes quanto baste
- Salsa quanto baste - ouriço
- Para a bagna cauda
- Azeite virgem extra 150 g
- Anchovas salgadas 75 g
- Alho 3 dentes
Preparo
Para preparar os medalhões de arroz com bagna cauda, primeiro prepare a bagna cauda: dessalgue as anchovas colocando-as de molho em água fria por pelo menos 30 minutos 1. Enquanto isso, corte os dentes de alho em fatias finas 2. Despeje o óleo em uma panelinha, adicione o alho e acenda o fogo bem baixo 3.
Após o tempo de molho, abra as anchovas ao meio e remova a espinha e a cauda 4. Junte as anchovas na panelinha 5 e cozinhe por cerca de uma hora em fogo bem baixo; o óleo não deve fritar 6. Enquanto isso, prepare o caldo de legumes que será usado para cozinhar o arroz.
Quando estiver pronto, bata a bagna cauda com um mixer de imersão 7 e reserve 8. Despeje o arroz em uma panela quente, sem adicionar gorduras 9.
Toste brevemente o arroz, mexendo com uma colher de pau 10, depois adicione uma concha de caldo de cada vez, sempre esperando o líquido ser absorvido antes de adicionar a próxima 11. De vez em quando, adicione uma colher de bagna cauda, ajustando a quantidade ao seu gosto 12.
No final do cozimento, ajuste o sal, depois apague o fogo e mexa com o Parmigiano Reggiano DOP ralado 13. Misture bem, depois adicione também a salsa crespa picada 14. Transfira o risoto para uma travessa, nivele a superfície 15 e cubra com filme plástico. Coloque na geladeira até esfriar completamente.
Quando o arroz estiver frio, pegue pequenas porções e compacte-as entre as palmas das mãos para obter a forma de um medalhão; com essas quantidades, você obterá cerca de 8 16. Coloque os medalhões de arroz em uma frigideira antiaderente bem quente 17 e deixe dourar em fogo médio-alto sem mexer. Uma vez dourados de um lado, vire-os delicadamente com uma espátula 18.
Doure os medalhões também do outro lado e vire-os várias vezes para obter uma crosta crocante e bem dourada 19, depois transfira-os para uma bandeja 20. Decore com salsa crespa e sirva seus medalhões de arroz com bagna cauda 21!