Risoto com pimentões doces e crumble de anchovas

/5

APRESENTAÇÃO

O risoto com pimentões doces e crumble de anchovas é um prato principal que reinterpreta um simples risoto de legumes em uma versão refinada e criativa. Uma ideia de Cesare Battisti, chef patrono do restaurante Ratanà, que se inspira em dois pratos queridos de Riccardo Pedicone, autor, escritor e personalidade das redes sociais, em uma edição do vodcast “Discorsi in osteria”: o risoto e a Peperonata.

A doçura do creme de pimentões aromatizado com um toque de páprica defumada encontra a nota crocante do crumble de pão com anchovas e o aroma fresco da casca de limão. Um molho envolvente que abraça os grãos de arroz para um risoto perfeitamente cremoso e brilhante. Alguns toques finais e o risoto com pimentões doces e crumble de anchovas está pronto para surpreender todos à mesa!

Não perca também estas deliciosas variações de Risoto de pimentões:

INGREDIENTES

Arroz Carnaroli 320 g
Pimentões vermelhos 600 g
Caldo de legumes 800 g
Páprica defumada ½ colherinha
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o crumble de anchovas
anchovas em óleo 40 g
Pão duro 40 g - migalhas
Casca de limão ½
Para finalizar e decorar
Parmigiano Reggiano DOP 120 g - (para ralar)
Manteiga 80 g - frio
Vinagre de vinho branco 2 colheres
Limões quanto baste - pó queimado
Casca de limão quanto baste
Endro 1 punhado

Preparo

Para preparar o risoto com pimentões doces e crumble de anchovas, primeiro limpe os pimentões: remova as sementes e os filamentos internos 1 e corte a polpa primeiro em tiras 2 e depois em brunoise 3.

Coloque os pimentões em uma frigideira com um fio de óleo quente 4, salgue 5, apimente e cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos 6.

Transfira os pimentões cozidos para um recipiente e bata com um mixer de imersão 7. Quando tiver obtido um creme liso e homogêneo 8, aromatize a gosto com páprica defumada 9 e misture. Reserve.

Passe para o risoto: coloque o arroz em uma panela com um fio de óleo quente 10 e toste por alguns minutos, mexendo frequentemente 11. Comece a cozinhar o arroz, adicionando uma concha de caldo quente por vez, esperando que o líquido seja completamente absorvido antes de adicionar mais 12.

Enquanto isso, derreta as anchovas em outra frigideira, esmagando-as com um garfo 13. Uma vez derretidas, adicione as migalhas de pão dormido 14 e toste-as por cerca de 5 minutos em fogo médio-alto, mexendo frequentemente 15.

Quando estiverem douradas e crocantes 16, aromatize com a casca ralada de limão 17 e misture 18. Reserve.

Após 10 minutos de cozimento do arroz, adicione o creme de pimentões 19 e misture bem 20. Continue cozinhando o arroz por mais 4 minutos 21, depois desligue o fogo.

Fora do fogo, finalize o risoto com o vinagre 22, a manteiga fria em cubos 23 e o Parmigiano Reggiano DOP ralado 24.

Misture bem 25 até obter uma consistência cremosa e brilhante, depois ajuste a pimenta 26. Sirva e complete com o crumble de anchovas 27.

Por fim, decore com pó de limão queimado 28, mais um pouco de casca de limão ralada e um raminho de endro 29. Seu risoto com pimentões doces e crumble de anchovas está pronto para ser servido 30!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente o risoto com pimentões doces e crumble de anchovas.

Você pode preparar o creme de pimentões com antecedência e conservá-lo na geladeira por 3-4 dias.

Conselho

Você pode reservar alguns cubos de pimentão cru e adicioná-los na hora de servir para uma apresentação ainda mais refinada.

O pó de limões queimados é opcional.

No lugar do endro, experimente usar a rama verde das cenouras!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.