Minestrone à genovesa

/5

APRESENTAÇÃO

O Minestrone de vegetais é considerado um prato de inverno, mas existe uma versão regional que é ótima para saborear também no verão: o minestrone à genovesa! Um primeiro prato rico em legumes da estação que se diferencia das outras receitas pela adição de um pilar da culinária da Ligúria, o Pesto alla Genovese. Como dissemos, pode ser servido tanto quente quanto à temperatura ambiente, tanto que antigamente no campo era costume comer o minestrone que sobrava no café da manhã do dia seguinte. Nós adicionamos massa, mas se preferir, você pode omiti-la ou usar arroz... o importante é misturar o pesto sempre com o fogo apagado, assim seu minestrone à genovesa terá aquele sabor extra inconfundível!

E aqui estão outras variantes de minestrone que podem agradar a você:

 

INGREDIENTES
Dedilhado 180 g
Feijão borlotti 100 g
Vagens 100 g
Cenouras 1
Abobrinhas 1 - grande
Batatas 1
Acelga 1 - cabeça
Aipo 1 talo
Cebolas ½
Tomates cereja 6
Molho pesto 2 colheres
Alho 1 dente
Caldo de legumes quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o minestrone à genovesa, primeiro prepare o Caldo de legumes, depois cuide da limpeza dos legumes: limpe e corte em brunoise o aipo 1, a cenoura 2 e a cebola 3.

Reduza a abobrinha 4 e a batata em cubos de 1 cm 5, depois divida os tomates cereja ao meio 6.

Corte as pontas e corte as vagens em losangos 7, depois desgrane os feijões frescos e coloque-os em uma tigela 8. Por fim, corte grosseiramente as acelgas em tiras 9.

Aqueça um fio de azeite em uma panela, depois acrescente a mistura de cebola 10, cenoura e aipo 11. Adicione o dente de alho esmagado 12 e deixe refogar por alguns minutos.

Adicione a batata 13, os feijões 14 e a abobrinha 15.

Acrescente também as vagens 16, depois adicione sal 17 e pimenta. Misture 18 e deixe refogar por mais alguns minutos.

Neste ponto, adicione os tomates cereja 19 e as acelgas 20, depois cubra com o caldo de vegetais 21.

Cozinhe com a tampa por cerca de 30 minutos, em fogo baixo 22. Após esse tempo, adicione a massa 23 e retire o alho 24.

Misture e adicione mais caldo, se necessário 25, depois cubra novamente 26 até que a massa esteja cozida 27. Ajuste o sal e a pimenta, se necessário.

Complete os pratos com uma colher generosa de pesto 28, decore com algumas folhas de manjericão e regue com um fio de azeite cru 29. O seu minestrone à genovesa está pronto para ser servido 30!

Conservação

O minestrone à genovesa pode ser conservado na geladeira por 2 dias, em um recipiente hermético. Você pode servi-lo quente, morno ou à temperatura ambiente.

Pode ser congelado sem a massa, se tiver utilizado todos os ingredientes frescos.

Conselho

Você pode substituir os feijões frescos por secos, deixados previamente de molho por uma noite.

Para dar mais sabor ao minestrone à genovesa, você pode adicionar, na metade do cozimento, uma crosta de parmesão, depois de cuidadosamente lavada e raspada.

Se preferir uma consistência mais cremosa, você pode aumentar o tempo de cozimento e esmagar parte dos legumes com um garfo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.