Minestrone frio

/5

APRESENTAÇÃO

O minestrone frio é uma variação mais fresca e de verão do clássico minestrone, um prato vegetariano, nutritivo e leve para preparar com muitos legumes.
A preparação é a do clássico minestrone: legumes refogados com caldo de legumes e, neste caso, temperados com uma mistura de salsa, que proporciona um sabor fresco. Uma vez cozido, o minestrone deve ser deixado esfriar e servido em temperatura ambiente.
O minestrone frio é ótimo como prato único durante a estação de verão, juntamente com crocantes bruschettas.

INGREDIENTES

Tomates rama 3
Abobrinhas 300 g
Cenouras 250 g
Vagens 450 g
Batatas 430 g
Alface 250 g
Feijão borlotti pré-cozido 480 g
Espinafre 130 g
Alhos-porós 1
Sal fino quanto baste
Salsa 1 punhado - para picar
para o caldo de legumes
Água 1 l
Cenouras 1
Cebolas 1
Sal fino quanto baste
para o refogado
Azeite virgem extra quanto baste
Cebolinha fresca 35 g

Preparação

Para preparar o minestrone frio, comece com os tomates: faça um corte em cruz na parte inferior 1, escalde-os por alguns minutos, escorra-os, retire a pele 2, elimine as sementes e, por fim, corte-os em cubos. Lave as vagens, elimine as duas extremidades e corte-as em pedaços 3.

Descasque as cenouras com um descascador de legumes e corte-as em cubos 4, corte o alho-poró em rodelas 5, descasque as batatas 6 e corte-as em cubos.

Lave as abobrinhas, elimine as duas extremidades e também corte-as em cubos 7. Lave a alface, desfloque-a 8 e corte as folhas em tiras 9.

Lave bem o espinafre e, se as folhas forem muito grandes, corte-as em pedaços 10. Pique finamente a cebolinha 11. Agora que todos os legumes estão cortados, prepare o caldo de legumes, que será usado para cozinhar o minestrone. Em uma panela, despeje um litro de água, adicione uma cebola cortada ao meio e uma cenoura cortada em pedaços, leve à fervura, adicione sal e deixe cozinhar em fogo brando por pelo menos 10 minutos.

Em outra panela grande, doure a cebolinha picada no óleo quente 13 e comece a adicionar os legumes: o alho-poró e as batatas 14, as cenouras e as abobrinhas 15

e as vagens 16. Regue os legumes com o caldo 17 durante o cozimento, assim que os legumes estiverem muito secos, e deixe cozinhar por 15 minutos. Após esse tempo, adicione os feijões borlotti e o espinafre 18,

a alface cortada em tiras e os tomates em cubos 19. Regue novamente com o caldo e cozinhe por mais 15 minutos, até que os legumes fiquem macios 20. Ajuste o sal e, no final, adicione a salsa picada 21. Deixe esfriar e sirva o minestrone frio em temperatura ambiente.

Conservação

Este minestrone, justamente por ser degustado frio, é muito adequado para ser preparado no dia anterior. Você pode conservá-lo na geladeira coberto por 2 dias ou pode congelá-lo em um recipiente. Basta descongelá-lo à temperatura ambiente, em banho-maria ou no micro-ondas quando quiser consumi-lo.

Conselho

Para um minestrone mais rico, você pode adicionar arroz.
Lembre-se de que o minestrone frio deve ser servido não frio de geladeira, mas em temperatura ambiente. Se você o guardou antes, deixe fora da geladeira por cerca de uma hora antes de servir.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.