Monkey bread

- Vegetariano
- Energía Kcal 457
- Carboidratos g 81.7
- dos quais açúcares g 47
- Proteína g 7.4
- Gorduras g 11.1
- das quais gorduras saturadas g 6.11
- Fibra g 1.8
- Colesterol mg 77
- Sódio mg 114
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 25 min
- Tempo de cozimento: 40 min
- Porção: 12 Pessoas
- Custo: Baixo
- Notas + o tempo de fermentação da massa
APRESENTAÇÃO
Mais do que um bolo, um quebra-cabeça de bolinhas macias recheadas com geleia de laranja! O pão de macaco é um dos doces americanos mais populares e adorados. Existem muitas variações, todas ideais para o café da manhã. É uma sobremesa deliciosa tanto para adultos quanto para crianças: as bolinhas que o compõem podem ser facilmente destacadas com as mãos! Após a fermentação, a massa é dividida em várias bolinhas pequenas recheadas com geleia de laranja. Você pode escolher variar o recheio com sua geleia favorita ou deixar as bolinhas vazias para saborear toda a maciez. Antes de serem assadas para formar o pão de macaco, as bolinhas recheadas são roladas na manteiga derretida e no açúcar mascavo aromatizado com canela.
O resultado é uma sobremesa perfumada que conquistará todos pela sua doçura macia!
INGREDIENTES
- Ingredientes para a massa
- Farinha tipo 00 450 g
- Leite inteiro 240 ml - morno
- Água 50 ml
- Açúcar 15 g
- Ovos 1 - médio
- Gemas 1
- Fermento biológico seco 4 g
- Sal fino 3 g
- Para a cobertura
- Açúcar mascavo 230 g
- Manteiga 100 g
- Canela em pó 20
- Para o recheio
- Geléia de laranja 100 g
- Para a cobertura de leite
- Açúcar de confeiteiro 150 g
- Leite inteiro 100 g - quente
Preparação

Para preparar o pão de macaco, comece pela massa: em uma tigela pequena, dissolva o fermento seco (como alternativa, você pode usar 12 g de fermento fresco) no leite morno 1, enquanto em outra tigela pequena, despeje a água e adicione o sal 2, mexendo para dissolver. Na tigela de uma batedeira, adicione a farinha peneirada e acrescente o açúcar 3.

Despeje também o leite no qual você dissolveu o fermento 4 e comece a bater em velocidade média. Em seguida, adicione a água na qual você dissolveu o sal 5, o ovo inteiro 6 e, quando estiver completamente incorporado, adicione também a gema, sempre com a batedeira em funcionamento.

Quando os ovos estiverem completamente incorporados, coloque o gancho 7 e continue trabalhando a massa até que esteja macia e homogênea 8. Transfira-a para uma tigela 9, cubra com filme plástico e deixe-a fermentar a uma temperatura entre 26-28° por cerca de 2 horas.

Depois que a massa tiver dobrado de volume, prepare a cobertura: derreta a manteiga em uma panela, depois transfira-a para uma tigela pequena, enquanto em outra, despeje o açúcar mascavo e a canela 10. Então, pegue a massa 11, trabalhe-a em uma superfície de trabalho e forme bolinhas de cerca de 2-3 cm 12: estas darão a forma particular ao doce.

Com os dedos, faça uma cavidade em cada bolinha 13 e recheie com uma colher de chá de geleia de laranja 14. Em seguida, feche bem as bordas das bolinhas 15.

Passe as bolinhas primeiro na manteiga derretida 16 e depois na mistura de açúcar mascavo e canela 17. Unte e enfarinhe uma forma de anel alta e profunda e coloque as bolinhas lado a lado, criando uma camada superior 18.

Deixe o pão de macaco crescer por cerca de uma hora à temperatura ambiente 19. Depois, asse em forno estático pré-aquecido a 190° por 40 minutos (se usar forno ventilado, a 170° por 30-35 minutos): ao final do cozimento, o pão de macaco deve estar dourado 20. Enquanto o doce estiver assando, você pode preparar a cobertura de leite: leve o leite para ferver em uma panela e, em seguida, despeje-o aos poucos em uma tigela onde você colocou o açúcar de confeiteiro peneirado 21.

Misture com uma colher de chá até obter uma mistura fluida 22. Agora que o doce está assado e a cobertura está pronta, você pode decorar o pão de macaco: despeje a cobertura em um saco de confeitar e use o bico menor (ou crie uma ponta pequena em um saco de confeitar descartável). Decore o doce com fios verticais 23 e horizontais de cobertura, cobrindo a camada superior das bolinhas 24. Será divertido saborear o pão de macaco, destacando facilmente as bolinhas com as mãos. Sirva-o quente ou morno!