Nhoque com stracchino e espinafre

/5

APRESENTAÇÃO

Quinta-feira é dia de nhoque! Essa é a tradição romana que reserva um dia da semana para o preparo deste delicioso prato principal com mil variações. Essas pequenas joias de batata podem ser temperadas com muitos molhos saborosos: ragù, pesto e molho de 4 queijos e a massa pode ser feita com muitos ingredientes diferentes que tingem com sabor as batatas, como os nhoques de urtiga, de abóbora ou os mais inusitados feitos com batatas roxas. A essa vasta gama de delícias, hoje adicionamos a receita de nhoques com stracchino e espinafre, temperados com um molho de cremosidade irresistível. Prepare-se para colocar as mãos na massa seguindo nossas dicas e, se não for quinta-feira, não importa, esses nhoques deliciosos são bons para saborear todos os dias!

INGREDIENTES

Ingredientes para o nhoque
Batatas 1 kg
Farinha tipo 00 300 g
Ovos 1 - médio
Sal fino quanto baste
para o molho
Stracchino 200 g
Espinafre 400 g
Azeite virgem extra 20 g
Creme de leite fresco líquido 40 g
Parmigiano Reggiano DOP quanto baste - para ralar
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para fazer os nhoques com stracchino e espinafre, comece preparando os nhoques de batata. Cozinhe as batatas por cerca de 30-40 minutos após a fervura, dependendo do tamanho delas; faça o teste do garfo e, se as pontas entrarem sem dificuldade no meio, então você pode escorrê-las. Descasque-as enquanto ainda estiverem quentes e passe-as no espremedor, coletando o purê sobre a farinha que você colocou na bancada 2. Em seguida, adicione o ovo 3 e uma pitada de sal.

Sove com as mãos 4 até obter uma massa macia, mas compacta 5. Pegue uma parte da massa e estenda-a com a ponta dos dedos para obter rolinhos com 2 centímetros de espessura 6. Enquanto isso, cubra a massa restante com um pano para evitar que seque.

Corte os rolinhos em pedaços 7 e, pressionando levemente com o polegar, passe-os no riga nhoque para obter a forma clássica 8. Se você não tiver o riga nhoque, pode usar um garfo e passá-los nos dentes. Reserve os nhoques e prepare o molho. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite 9,

adicione os espinafres previamente lavados 10, tampe 11 e deixe murchar por 10 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Depois, tempere com sal e pimenta. Enquanto isso, coloque uma panela cheia de água salgada no fogo e leve para ferver, será para cozinhar os nhoques. Uma vez cozidos os espinafres 12,

transfira-os para uma tábua, tomando cuidado para não se queimar, deixe esfriar um pouco e pique-os com uma faca 13 e reserve. Na mesma frigideira em que você cozinhou os espinafres, adicione o creme de leite fresco e o stracchino grosseiramente picado 14. Aqueça em fogo médio e deixe o queijo derreter para formar um creme 15.

Nesse ponto, adicione os espinafres picados e misture 16. Cozinhe os nhoques por alguns minutos 17 na água fervente (para evitar que se quebrem), o tempo para que subam à superfície e estarão prontos. Escorra-os com uma escumadeira diretamente no molho 18

e misture delicadamente para dar sabor 19. Sirva os nhoques com stracchino e espinafre bem quentes e tempere com o queijo Parmesão ralado 20 e pimenta a gosto. Os nhoques estão prontos para serem saboreados 21!

Conservação

Recomendamos consumir os nhoques imediatamente.

O molho pode ser armazenado por alguns dias na geladeira coberto com filme plástico.

Você também pode congelar os nhoques crus: coloque-os em uma bandeja no congelador e, após cerca de 20 minutos, coloque os nhoques de batata em um saco para alimentos, desta forma, eles não grudarão uns nos outros. Para cozinhá-los, basta jogá-los em água fervente salgada sem descongelá-los primeiro, cuidando para cozinhar poucos por vez, caso contrário, a temperatura da água cairá e os nhoques se dissolverão.

Dica

Antes de fazer o creme, você pode dourar o speck cortado em julienne, para adicionar um toque de cor e uma nota defumada ao prato!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.