Nhoque de urtigas

/5

APRESENTAÇÃO

A tradição culinária camponesa nos oferece muitos pratos saborosos para saborear os presentes da terra e com a receita dos nhoques verdes de urtigas, queremos homenagear justamente essa erva espontânea tão versátil na cozinha! As urtigas, como se sabe, são famosas quase exclusivamente pelo seu efeito urticante desagradável, mas não tenham medo, com alguns pequenos cuidados no preparo, elas se tornarão um ingrediente delicioso ao qual você não irá mais resistir! Depois de saboreá-las como um condimento de uma saborosa frittata e de preparar um delicioso pesto de urtigas, os nhoques verdes de urtigas são o prato de domingo que você esperava! Macios nhoques de batata que ganharão uma delicada cor verde: faça um jogo com seus convidados, convide-os a adivinhar qual é o motivo do tom deles! Aposto que você deixará todos de boca aberta?

INGREDIENTES

Ingredientes para os nhoques
Batatas vermelhas 600 g
Urtigas 100 g - para limpar
Farinha tipo 00 265 g -
Ovos 55 g - 1 de
Sal fino 1 pitada
Azeite virgem extra 20 g -
Água 50 g
para o molho de tomate
Azeite virgem extra 30 g -
Alho 1 dente
Passata de tomate 350 g
Sal fino quanto baste
para temperar
Salada de ricota 50 g -

Preparo

Para preparar os nhoques verdes de urtigas, comece cozendo as batatas: coloque as batatas vermelhas em uma panela grande, cubra-as com bastante água 1 e acenda o fogo; assim que a água ferver, conte cerca de 40-50 minutos, você deve conseguir espetá-las com os dentes de um garfo. O tempo de cozimento pode variar de acordo com o tamanho delas e você também pode reduzir pela metade o tempo cozinhando na panela de pressão. Enquanto isso, dedique-se à limpeza das urtigas: recomenda-se usar luvas de látex para proteger as mãos de eventuais vestígios de substância urticante que restaram no caule e nas folhas. Descasque a urtiga, eliminando os caules e reservando apenas as folhas 2. Coloque as folhas de urtiga de molho em água fria, enxágue-as cuidadosamente 3

e escorra bem 4. Em seguida, passe para o cozimento: aqueça 20 g de óleo em uma frigideira, adicione as folhas de urtigas lavadas 5, mexa por alguns instantes e depois adicione a água 6

e deixe cozinhar cobrindo com uma tampa e mexendo de vez em quando, por cerca de 6-8 minutos. Assim que murcharem e amaciarem 7, transfira-as para o copo alto de um mixer de imersão 8 e bata 9.

Você deve obter um creme homogêneo 10. Deixe esfriar e ocupe-se do molho: em uma panela, aqueça o azeite de oliva com o alho e deixe apurar por 2 minutos, depois adicione também o purê de tomate, salgue e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 30 minutos até que reduza. Quando estiver cozido, retire o dente de alho 11, desligue o fogo e dedique-se à massa dos nhoques. Em uma bancada, peneire a farinha (você pode deixar um pouco de lado para acrescentar se necessário) e amasse as batatas cozidas ainda quentes no centro 12.

Forme uma cova e no centro adicione o ovo 13, uma pitada de sal e as urtigas batidas 14. Amasse manualmente 15 rapidamente, só o tempo de compactar a massa: não trabalhe muito a massa para não correr o risco de os nhoques ficarem duros depois.

Quando tiver obtido uma massa macia, porém homogênea 16, polvilhe a superfície de trabalho com semolina remacinada, depois divida a massa em pedaços para moldar em cilindros de 2-3 cm de espessura 17; Corte os cilindros em pedaços com uma espátula 18 ou com a lâmina de uma faca levemente enfarinhada.

Passe os pedaços em um marcador de nhoque levemente enfarinhado com semolina remacinada, fazendo uma leve pressão com os dedos para obter a clássica estriagem 19. Se não tiver o marcador de nhoque, pode usar os dentes do garfo para dar a mesma forma. À medida que for formando os nhoques, coloque-os sobre um pano enfarinhado com a semolina 20. Agora, proceda com o cozimento: leve à fervura bastante água salgada em uma panela; depois adicione poucos nhoques e cozinhe por alguns minutos, estarão prontos quando subirem à superfície 21.

Em seguida, retire-os com uma escumadeira para colocá-los diretamente na panela com o molho de tomate 22. Continue cozinhando os nhoques desta forma; depois salteie rapidamente para apurar 23. Sirva-os polvilhando com ricota salgada ralada 24 e sirva seus nhoques de urtigas bem quentes!

Conservação

Você pode conservar os nhoques de urtigas por 1 dia na geladeira em um recipiente hermético.

Você pode preparar os nhoques com antecedência e congelá-los colocando-os no freezer antes de cozinhá-los: posicione-os em uma bandeja e depois, quando estiverem congelados, transfira-os para sacos próprios para alimentos. Dessa forma, evitará que os nhoques "grudem" entre si. Cozinhe-os diretamente congelados!

Conselho

Se estiver em busca de outras ideias saborosas para temperar esses deliciosos nhoques de urtigas, experimente com um creme de queijos derretidos ou saboreie-os simplesmente com manteiga e sálvia!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.