Olhos de Santa Lúcia
- Energía Kcal 115
- Carboidratos g 19.4
- dos quais açúcares g 8.9
- Proteína g 1.9
- Gorduras g 3.1
- das quais gorduras saturadas g 0.52
- Fibra g 0.3
- Colesterol mg 11
- Sódio mg 5
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 60 min
- Tempo de cozimento: 20 min
- Rende: 16 pedaços
- Custo: Baixo
- Notas + o tempo de resfriamento dos biscoitos e de endurecimento da cobertura
APRESENTAÇÃO
Lembram vagamente os Zuccherini montanari, ou outros doces típicos do sul da Itália, como os ginetti calabreses ou os Taralli siciliani, mas os olhos de Santa Lúcia são muito menores! Esses Taralli cobertos são típicos da Puglia e são preparados no período das festas de Natal, a partir de 13 de dezembro, dia em que se comemora Santa Lúcia. Feitos com pouquíssimos ingredientes, os tarallini não têm sal nem açúcar, então têm um gosto muito neutro antes de serem mergulhados na cobertura à base de água e açúcar de confeiteiro, que dá a doçura certa! Como todas as receitas tradicionais, a receita varia ligeiramente de família para família, nós propomos aquela que mais nos convenceu!
INGREDIENTES
- Ingredientes para 18 docinhos
- Azeite virgem extra 50 g
- Vinho branco 50 g
- Ovos 55 g - (cerca de 1)
- Farinha tipo 00 250 g
- para a cobertura
- Açúcar de confeiteiro 150 g
- Água 25 g
Preparação
Para preparar os olhos de Santa Lúcia, primeiro coloque a farinha em uma tigela, adicione o óleo, o vinho 2 e um ovo 3.
Misture primeiro com uma colher de pau 4, depois com as mãos até obter uma massa homogênea 5. Transfira para uma superfície e cubra com filme plástico 6, enquanto começa a formar os biscoitos, caso contrário, poderá ressecar.
Retire uma parte 7 e forme um cilindro com cerca de 1,5 cm de espessura 8. Em seguida, corte pedaços com cerca de 10 cm de comprimento 9.
Forme anéis fechando o cilindro recém-cortado 10, devem ser semelhantes a taralli. Transfira-os para uma assadeira forrada com papel manteiga 11 e asse em forno estático pré-aquecido a 180° por cerca de 20 minutos. Uma vez assados, retire do forno 12 e deixe esfriar.
Quando estiverem frios, prepare a cobertura. Despeje em uma tigela o açúcar de confeiteiro e a água 13; misture com um batedor até obter uma cobertura lisa 14. Mergulhe então apenas o lado superior do tarallino na cobertura 15,
então vire-o 16 e transfira para uma bandeja forrada com papel manteiga. Repita a mesma operação para todos os outros 17 e deixe a cobertura secar completamente antes de servir os seus olhos de Santa Lúcia 18.