Biscoitos de São Martinho

- Energía Kcal 337
- Carboidratos g 48
- dos quais açúcares g 22.6
- Proteína g 7.4
- Gorduras g 12.7
- das quais gorduras saturadas g 6.38
- Fibra g 1.1
- Colesterol mg 25
- Sódio mg 111
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 30 min
- Rende: 15 pedaços
- Custo: Baixo
- Notas + 4 horas de fermentação
APRESENTAÇÃO
Os biscoitos de São Martinho são doces típicos sicilianos que são preparados em 11 de novembro, dia de comemoração do Santo que coincide com uma ocorrência da vida agrícola do passado. Nesta data, de fato, eram renovados os contratos agrícolas e, para a ocasião, celebrava-se com os frutos da estação de outono, entre os quais o vinho novo. O antigo ditado, “Em São Martinho todo mosto é vinho”, lembra que neste período são abertas as adegas para provar o vinho novo, que muitas vezes acompanha a degustação desses biscoitos. A tradição siciliana, de fato, quer que os biscoitos de São Martinho, em sua versão clássica, sejam mergulhados no vinho novo ou no moscatel, mas os mais gulosos criaram uma versão mais tentadora que prevê o recheio dos biscoitos com um delicioso e aromático creme de ricota, variante à qual nem nós conseguimos resistir! O culto de São Martinho é difundido em muitas outras regiões da Itália e cada uma, para a ocasião, honra o santo com doces típicos da tradição local, um mais gostoso que o outro!
INGREDIENTES
- Ingredientes para 15 biscoitos
- Farinha tipo 00 500 g
- Fermento biológico fresco 25 g
- Açúcar 100 g
- Banha 100 g
- Anis preto 15 g
- Água 200 g
- Canela em pó ½ colherinha
- Sal fino 1 pitada
- para rechear
- Ricota de vaca 550 g
- Açúcar de confeiteiro 150 g
- Canela em pó 1 pitada
- Gotas de chocolate amargo 75 g
Preparo

Para preparar os biscoitos de São Martinho, peneire a farinha dentro da tigela de uma batedeira equipada com o gancho para amassar 1, adicione também o açúcar 2, aromatize com a canela em pó 3

E as sementes de anis preto 4. À parte, em uma tigelinha, coloque o fermento biológico fresco, adicione um pouco de água retirada da dose total 5 e misture para dissolvê-lo 6.

Ligue a batedeira em baixa velocidade e despeje lentamente a água onde você dissolveu o fermento biológico 7, adicione sempre lentamente a dose restante de água 8. Junte também a banha, uma colher de sopa de cada vez 9.

Por fim, incorpore também o sal 10 e continue amassando até obter uma massa lisa e homogênea que se desprenderá das paredes e se prenderá ao gancho 11. Neste ponto, pegue a massa e amasse-a brevemente sobre uma superfície enfarinhada para dar-lhe uma forma arredondada 12

Transfira a massa para uma tigela, cubra com filme plástico 13 e deixe levedar, no forno desligado com a luz acesa, por 3 horas e meia ou até que triplique de volume. Uma vez levedada 14, pegue a massa e coloque-a em uma superfície enfarinhada. Forme um rolo 15

Corte em pedaços de cerca de 60 g cada 16 e com cada pedaço faça rolinhos de 26 cm, enrole o rolinho para criar uma forma espiral (17-18).

Coloque os biscoitinhos em uma assadeira forrada com papel manteiga, cubra com um pano de prato 19 e deixe levedar por 30 minutos à temperatura ambiente. Terminada a segunda levedação, asse os biscoitos de São Martinho a 180° por 30 minutos. Os biscoitos devem ficar bem dourados 20. Enquanto os biscoitos esfriam, prepare o creme: em uma tigela peneire a ricota 21,

adicione o açúcar de confeiteiro, a canela 22 e as gotas de chocolate 23. Misture para amalgamar os ingredientes, transfira o creme para um saco de confeitar com bico liso 24 e coloque para firmar na geladeira.

Em uma tigelinha dilua o moscatel com a água 25, então pegue os biscoitos bem frios, corte-os ao meio 26 e pincele a parte interna com a calda de moscatel 27.

Esprema o creme em uma das metades dos biscoitos 28 e feche com a parte superior 29. Os biscoitos de São Martinho estão prontos para serem degustados 30.