Scarcelle pugliesi
- Fácil
- 1 h 35 min
- Kcal 1158
Os taralli sicilianos são biscoitos que geralmente são preparados para o dia 2 de novembro, em comemoração ao Dia dos Finados. É uma receita tradicional que varia um pouco de cidade para cidade. Muitos preferem aromatizar esses taralli semelhantes a biscoitos com a casca de limão, mas muitos escolhem também a versão com anis para um aroma mais acentuado... além disso, há quem prefira usar manteiga e quem prefira banha. O que nunca falta nessas deliciosas rosquinhas é a cobertura de açúcar que as torna ainda mais saborosas. Sirva os taralli sicilianos com um bom vinho licoroso, eles vão derreter na boca!
Experimente também a receita dos Olhos de Santa Lúcia, deliciosos tarallini glaceados típicos do dia 13 de dezembro!
Para preparar os taralli sicilianos, a primeira coisa a fazer é colocar a farinha 00 em uma tigela e adicionar o açúcar 1. Adicione a manteiga cortada em cubos 2 e o leite em temperatura ambiente 3.
Em seguida, adicione o fermento para bolos, junto com o bicarbonato de amônio 4 e os ovos 5. Rale a casca de um limão dentro da mistura 6
e misture tudo com as mãos 7. Quando você obtiver uma massa homogênea, transfira-a para uma superfície enfarinhada 8 e trabalhe até obter uma espécie de massa quebradiça, mas mais macia 9.
Separe um pedaço de cerca de 75 gramas 10 e com as mãos faça um cordão 11. Dobre-o ao meio 12
e entrelace-o (13-14). Una as duas extremidades 15
de modo a criar uma rosquinha 16. Faça o mesmo com os outros e coloque-os em uma assadeira forrada com papel manteiga, deixando espaço entre eles 17. Asse em forno estático pré-aquecido a 180° por cerca de 15 minutos, até que fiquem bem dourados 18.
Enquanto os biscoitos estão no forno, prepare a cobertura. Coloque em uma tigela o açúcar, o suco de limão 19 e a água 20. Misture com uma colher até obter uma cobertura homogênea 21.
Pincele os taralli ainda quentes com a cobertura 22 e deixe-os secar em temperatura ambiente 23 antes de servi-los 24.