Paccheri recheados com bacalhau sobre fondue de queijo

/5

APRESENTAÇÃO

Os paccheri, também chamados de schiaffoni, são um formato especial de massa típico da tradição napolitana. Muitos e ricos podem ser os ingredientes que enriquecem esse tipo de massa que na mesa sempre faz um grande sucesso, como a receita dos Paccheri recheado com linguiça e cogumelos por exemplo. Na nossa receita, preparamos um recheio saboroso à base de bacalhau e batatas: uma vez cozidos, os paccheri são amarrados com um fino fio de alho-poró para formar pequenos buquês colocados sobre uma suave e delicada fondue de queijo. Em um único prato, assim reunimos dois pratos saborosos da tradição popular, que juntos criam uma combinação elegante e refinada!

Descubra também:

  • Paccheri com tomatinhos e bacalhau
  • Paccheri gratinados com ricota e flores de abobrinha

INGREDIENTES

Ingredientes para 40 paccheri
Paccheri 400 g
Bacalhau dessalgado 350 g
Batatas 650 g
Cebolinha fresca 1
Caldo de legumes 600 ml
Tomilho 2 raminhos
Azeite virgem extra 20 g
Pimenta preta quanto baste
para a fondue
Asiago 130 g
Manteiga 20 g
Farinha tipo 00 20 g
Leite inteiro 300 ml
Para decorar
Alhos-porós quanto baste

Preparação

Para preparar os paccheri recheados de bacalhau sobre fondue de queijo, comece limpando o peixe: pegue o bacalhau dessalgado e com uma faca remova a pele 1; passando bem o dedo na polpa, verifique a presença de espinhas residuais, em seguida, retire-as com uma pinça de cozinha 2. Uma vez limpo e sem espinhas, desfie o bacalhau com as mãos 3 e enquanto isso coloque no fogo uma panela grande com água salgada para preparar o Caldo de legumes.

Lave as batatas em água corrente abundante, descasque-as e corte em cubos 4. Fatie finamente o cebolinha 5, depois refogue no fogo em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite, juntando também as folhas de tomilho 6.

Neste ponto, adicione as batatas cortadas em cubos 7, deixe dourar e cubra com o caldo de legumes que você preparou 8; deixe cozinhar por 15 minutos, ajustando o sal e a pimenta a seu gosto. Neste ponto, junte o bacalhau, cozinhando por mais 5-6 minutos 9. Uma vez pronto, transfira a mistura para uma tigela, amasse com um garfo para obter um purê macio e deixe esfriar um pouco.

Coloque no fogo uma panela com água salgada abundante que você usará para cozinhar a massa. Quando a água estiver quase fervendo, adicione os paccheri 10: cozinhe-os al dente, prestando muita atenção ao mexer, pois podem se quebrar facilmente. Uma vez prontos, escorra-os, regando-os com um pouco de azeite para não grudarem, depois coloque-os em uma assadeira em 4 montinhos de 10 paccheri cada, dispostos na vertical 11; em um saco de confeitar sem bico coloque o recheio de batatas e bacalhau que você preparou e deixou esfriar um pouco e depois recheie um por um os paccheri até a borda 12.

Em uma panela cheia de água, escalde os fios de um alho-poró com 45 cm 13 que você usará para fechar os 4 montinhos de paccheri recheados 14. Leve os paccheri ao grill por 5 minutos para formar uma crosta crocante e adicione a gosto a pimenta-do-reino 15.

Enquanto isso, prepare a fondue de queijo: aqueça o leite e, à parte, em uma panela de fundo duplo, derreta a manteiga 16; quando a manteiga estiver derretida, adicione a farinha em chuva 17, mexendo bem até que o roux esteja bem dourado. Despeje o leite morno 18, mexendo até que o bechamel esteja bem engrossado.

Então, desligue o fogo e adicione o Asiago ralado, deixando-o derreter 19. Uma vez prontos 20, retire os paccheri do forno e proceda com a montagem: coloque algumas colheres da fondue de queijo no fundo do prato e por cima, coloque um montinho de paccheri. Finalmente, você pode servir e saborear os paccheri recheados de bacalhau sobre fondue de queijo bem quentes 21.

Conservação

Você pode conservar os paccheri recheados de bacalhau sobre fondue de queijo na geladeira por no máximo dois dias. Você pode preparar a fondue de queijo, guardá-la na geladeira coberta com filme plástico, e usá-la para temperar os paccheri no dia seguinte.

Conselho

Se você não gosta de cebolinha, pode usar um alho-poró ou uma chalota no lugar!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.