Panadas

/5

APRESENTAÇÃO

As panadas ou impanadas (que em sardo significa “bolas”) são as deliciosas tortinhas salgadas e recheadas que são preparadas em quase toda a Sardenha.
A panada é um prato de origem antiga, até mesmo nurágica; a tradição de prepará-las ainda é mantida hoje em muitos vilarejos da Sardenha, especialmente em Assemini e Oschiri, onde é considerado o prato mais típico, tanto que há uma festa dedicada à panada.
Geralmente, o recheio é de queijo ou de carne de porco moída acompanhada de legumes, mas às vezes é preparado com bacon ou com carne de cordeiro e, em alguns casos, temperado com cogumelos ou alcachofras em conserva, sem contar as versões recheadas com peixe, geralmente enguias.
”Sa panada” era consumida nos dias de festa ou oferecida de presente a pessoas de certo prestígio e importância.

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa
Banha 150 g
Farinha tipo 00 500 g
Sal fino 1 colherinha
para o recheio
Porco 250 g
Cordeiro 250 g
Salsicha 100 g
Cebolas 1
Banha quanto baste
Azeitonas 100 g - sem caroço
Tomates Secos em Óleo 100 g
Açafrão 1 saquinho
Salsa 1 punhado
Alho 1 dente
Azeite virgem extra - meio copo
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Em uma panela grande, frite no óleo a carne cortada em pedaços pequenos junto com a linguiça e a cebola.
Depois de alguns minutos em fogo médio, adicione os outros ingredientes e deixe refogar por mais alguns minutos; amoleça a mistura com um pouco de água para não deixá-la muito seca.
Enquanto isso, prepare a massa com a farinha, a banha amolecida em banho-maria e o sal, amassando até obter uma massa uniforme e elástica que deve descansar por 30 minutos.

Panadas pequenas
Pegue a massa e comece a abri-la com o rolo, para obter uma folha fina:
com um copo, uma xícara ou um cortador de massa, faça vários discos em número par.
Nesse ponto, você pode proceder de duas maneiras: usando tigelinhas onde colocar o disco inferior, recheá-lo, sobrepor o outro disco e fechar tudo, selando as bordas e enrolando-as para dentro, ou apenas com as mãos, sem o auxílio das tigelinhas, coloque o recheio no disco inferior, levante as bordas criando pequenas pregas para dar ao disco forma cilíndrica, sobreponha outro disco de massa como uma “tampa”, selando bem as bordas e enrolando-as para dentro.
Coloque as panadas assim obtidas em uma assadeira e leve ao forno a 180° por 25 minutos; estarão prontas quando a massa estiver uniformemente dourada.
Devem ser servidas quentes, mas, se desejar, você também pode pré-cozinhá-las, congelá-las e, na hora de degustá-las, aquecê-las no forno em fogo baixo.
Panada grande em forma de torta
Divida a massa em duas partes para abrir em dois discos finos, coloque o primeiro em uma forma de torta redonda com bordas altas previamente untada, e recheie com a mistura de carne e legumes; cubra com o outro disco como uma “tampa”, fechando as bordas. No centro da forma, faça furos com um garfo, para que durante o cozimento o vapor possa sair facilmente. Coloque a forma no forno e asse a 180°, de 40 a 60 minutos, até que a massa esteja dourada.

Conselho

Por ser um prato bastante 'versátil', pode ser também personalizado de acordo com os gostos ou necessidades específicas. Por exemplo, para quem tem crianças pequenas, “sa panada” pode ser feita com carne de peru ou peito de frango.

Curiosidades

"Sa panada" (bola), é um dos produtos típicos sardenhos mais conhecidos e é muito apreciada nos dias de hoje, sendo produzida com os alimentos básicos da vida agro-pastoril: a casca é feita de massa com banha que esconde um recheio de queijo, carne de porco, cordeiro, bovina, enguia, ou até mesmo legumes, tudo assado no forno sem adição de qualquer tipo de conservantes ou outro.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.