Empanadas argentinas

/5

APRESENTAÇÃO

Caracterizadas pela típica forma de meia-lua e por um recheio variado e saboroso, as empanadas argentinas são um tradicional street food difundido em muitos países da América do Sul. A receita muda não só de estado para estado, mas também de província para província, assim como de família para família: o chef Matias Perdomo nos ensina como fazer a versão mais popular, as empanadas de carne! A partir da preparação da massa, geralmente à base de banha, até a do recheio, enriquecido com cebolas, pimentões, azeitonas, ovo cozido e cominho, iremos aprender a dar forma a esses saborosos pastéis com a característica fechadura em cordão. Mas, como dissemos no início, não existem regras definidas e você pode dar asas à imaginação para criar e experimentar deliciosas alternativas, como as Empanadas de atum ou de gorgonzola. Sirva as empanadas argentinas para um aperitivo ou um jantar informal, ligue a música e deixe que as papilas gustativas se divirtam no ritmo do sabor latino-americano!

Se você gosta de sabores latinos, venha descobrir outras receitas saborosas do continente sul-americano:

 

INGREDIENTES

Para a massa (para 18 empanadas)
Farinha tipo 00 210 g
Água 70 g - morna
Banha 50 g
Vinagre de vinho branco 3 g
Sal fino 1 pitada
Para o recheio
Carne bovina 165 g - para picar com a faca
Cebolas "cipolle ramate" 285 g
Pimentões vermelhos 140 g
Ovos cozidos 1
Azeitonas verdes 20 g - sem caroço
Azeite virgem extra 15 g
Banha 15 g
Cominho em pó quanto baste
Orégano quanto baste - seco
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para fritar
Óleo de girassol quanto baste

Preparação

Para preparar as empanadas argentinas, primeiro prepare a massa: coloque a farinha em uma superfície de trabalho e faça uma cova no centro, depois adicione a banha 1, o sal 2 e o vinagre 3.

Adicione a água morna 4 e amasse com as mãos até obter uma massa lisa e homogênea 5. Forme uma bola 6 e deixe a massa descansar na geladeira por 30 minutos.

Enquanto isso, prepare o recheio: limpe o pimentão e corte-o em cubos 7, depois faça o mesmo com a cebola, cortando em cubos do mesmo tamanho 8. Por fim, pique a carne com uma faca 9.

Em uma panela grande, derreta a banha com o óleo 10, depois adicione a cebola 11 e, após alguns minutos, o pimentão 12. Cozinhe em fogo moderado por cerca de 10 minutos; os vegetais devem reduzir cerca de metade do volume.

Neste ponto, adicione a carne moída 13 e misture bem. Tempere com o orégano 14 e o cominho 15, depois ajuste o sal e a pimenta. Misture e desligue o fogo.

Transfira o recheio para uma tigela, depois adicione o ovo cozido em pedaços 16 e as azeitonas cortadas grosseiramente 17. Misture para incorporar tudo 18.

Retome a massa e abra-a com uma espessura de 1,5 mm; você pode usar o rolo ou a máquina de macarrão 19. Corte 18 discos com um cortador de 12 cm de diâmetro 20. Se não for usá-los imediatamente, você pode embrulhá-los em filme plástico e guardá-los na geladeira 21.

Coloque um disco de massa na superfície de trabalho e adicione uma colher de recheio no centro 22. Dobre o disco ao meio e pressione as bordas com os dedos para selá-las 23, depois faça pequenas dobras para criar o típico cordão 24. Como alternativa, você pode selar a borda pressionando com os dentes de um garfo.

Depois de formar as empanadas, aqueça bastante óleo vegetal em uma panela até atingir a temperatura de 160°C. Frite 1 ou 2 peças de cada vez por 4-5 minutos 25. Quando estiverem douradas, escorra as empanadas 26 e coloque-as sobre papel absorvente para eliminar o excesso de óleo. As suas empanadas argentinas estão prontas para serem degustadas 27!

Conservação

As empanadas argentinas podem ser conservadas na geladeira por um dia e aquecidas no forno antes de servir. Se desejar, você pode preparar os discos de massa com antecedência, selá-los com filme plástico e guardá-los na geladeira por um dia.

Se você usou ingredientes frescos, pode congelar as empanadas cruas, tendo o cuidado de cobri-las bem com filme plástico para evitar que a massa quebre. Você pode fritar as empanadas diretamente congeladas, mas é preferível também passar no forno para garantir que o recheio esteja bem quente.

Conselho

A banha torna a massa particularmente crocante e quebradiça, mas pode ser substituída pela mesma quantidade de manteiga, margarina, óleo de oliva ou óleo vegetal, dependendo do gosto. O vinagre serve para dar elasticidade.

Uma das variações mais comuns prevê a adição de uvas passas ao clássico recheio de carne, ovo cozido, azeitonas e cominho.

Para o cozimento no forno, você pode experimentar assá-las a 190°C por 15 minutos, ajustando conforme as características do seu forno.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.