Pão brioche com chocolate

/5

APRESENTAÇÃO

O seu café da manhã nunca mais será o mesmo graças aos pães brioche com chocolate do chef confeiteiro Stefano Ferraro! Deliciosos porque também são muito simples de fazer. Para preparar a massa do pão brioche recomendamos escolher ingredientes de alta qualidade... uma farinha de grão único e uma ótima manteiga conferirão um sabor único. Se não conseguir encontrá-los, você pode sempre contar com o aroma forte e natural da baunilha ou da casca de laranja! A longa maturação na geladeira permitirá que a massa se desenvolva e cresça lentamente, para uma fermentação perfeita. Para enriquecer esses pãezinhos super macios, sugerimos um chocolate amargo bem intenso, que contrasta com a doçura do pão brioche, mas se preferir, você também pode usar um chocolate com uma porcentagem de cacau menor, ou chocolate ao leite. O que recomendamos é sempre usar gotas e não picar o chocolate, assim ele não derreterá durante o cozimento! Não nos resta mais nada a não ser colocar a mão na massa e preparar esses deliciosos pães brioche com chocolate, perfeitos para toda a família!

Descubra também estas receitas, para um café da manhã sempre diferente:

  • biscoitinhos com chocolate
  • pãezinhos com gotas de chocolate
  • pão brioche com Nutella
  • rolinhos com gotas de chocolate
  • pão brioche sem ovos

INGREDIENTES

Ingredientes para 15 pães brioche
Farinha Manitoba 400 g - peneirada
Açúcar 40 g
Leite inteiro 55 g
Água 45 g
Fermento biológico fresco 14 g
Ovos 110 g - (2 médias)
Sal fino 5 g
Manteiga 115 g - (em temperatura ambiente)
Chocolate amargo 50 g - (a 72% em gotas grandes)
para pincelar
Gemas 1
Leite inteiro quanto baste

Preparo

Para preparar o pão brioche com chocolate, primeiro tire a manteiga da geladeira por cerca de dez minutos. Na tigela de uma batedeira planetária, coloque a farinha manitoba previamente peneirada 1, o açúcar 2 e, utilizando uma espátula de massa, faça uma cavidade no centro 3: isso facilitará o trabalho da batedeira planetária.

Despeje então no centro o leite 4, a água 5 e o fermento biológico esfarelado 6.

Bata 2 ovos e despeje-os na batedeira planetária 7. Monte o gancho e acione a batedeira por alguns minutos em velocidade média 8. Adicione o sal e misture novamente até que esteja absorvido 9.

Adicione a manteiga em três etapas 10, esperando que seja bem absorvida antes de adicionar mais. Quando a manteiga estiver bem absorvida, adicione também as gotas de chocolate 11. Assim que o glúten estiver bem formado, desligue a batedeira e, com a ajuda de uma espátula de massa, transfira a massa para uma superfície. Ainda utilizando a espátula, dê à massa uma forma redonda mais regular, moldando-a delicadamente. Unte uma tigela que seja pelo menos o dobro do tamanho e transfira a massa para dentro 12.

Cubra a massa com filme plástico 13 e coloque na geladeira a 4°C durante toda a noite ou por 10-12 horas. Quando a massa estiver bem fermentada 14, transfira-a para uma superfície plana 15.

Com a ajuda de uma espátula de massa, faça pedaços de massa de 50-60 g cada 16, você obterá 13 17. Arredonde cada pedaço com a palma da mão, formando bolinhas regulares e alisando-as o máximo possível 18.

Faça o mesmo com todas as outras 19. Transfira as bolinhas para uma assadeira forrada com papel manteiga, afastando-as pelo menos 4-5 cm. Cubra as bolinhas com o filme plástico previamente untado 20, para não grudarem. Deixe fermentar por 45-60 minutos em temperatura ambiente. Quando os brioches estiverem bem fermentados, bata a gema em uma tigelinha com o leite. Use para pincelar a superfície dos brioches 21.

Depois de pincelar todos os brioches 22, asse em forno ventilado pré-aquecido a 200°C por 10-15 minutos, na prateleira média-baixa. Quando estiverem bem dourados, retire os pães brioche do forno 23 e deixe esfriar um pouco antes de servir 24.

Conservação

Os pães brioche com chocolate podem ser armazenados por alguns dias em um saco plástico bem fechado. Caso contrário, após o cozimento, é possível congelá-los.

Dica

Se estiver com pressa, pode deixar a massa fermentar em temperatura ambiente por 1-1 hora e meia, lembrando, porém, que, ao omitir a etapa de refrigeração, o produto final pode ficar menos saboroso.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.