Pão com farinha tipo 1

/5

APRESENTAÇÃO

Muitas pessoas nos perguntam todos os dias qual é a melhor farinha para pão, mas não há uma resposta única. Pode ser feito com farinha 0, integral ou um pão com farinha tipo 1 como o de hoje! Varia bastante com base no resultado que se deseja obter e no próprio gosto! A receita com farinha tipo 1 e fermento natural resulta em um pão caseiro, crocante, duradouro e perfumado. Você descobrirá Massa para pão seguindo nossos passos e respeitando os tempos de fermentação. Você obterá um sabor rústico, semelhante ao do pão integral que será perfeito para acompanhar muitos pratos. Fazer pão é uma das coisas mais mágicas para experimentar na cozinha e personalizar a cada vez. Depois de tentar esta receita, descubra essas variações e escolha a que mais combina com você e não perca a receita dos nossos pãezinhos com fermento natural!

INGREDIENTES

Ingredientes para cerca de 600 g de pão
Farinha 1 300 g
Água 225 g - (em temperatura ambiente)
Levedura mãe 80 g - (refrescado no dia anterior)
Sal fino 8 g
para enfarinhar nas várias etapas
Farinha 1 quanto baste

Preparação

Para preparar o pão com farinha tipo 1, em uma tigela, coloque a farinha 1, a água em temperatura ambiente 2 e o fermento natural refrescado há 1 dia 3.

Trabalhe com as mãos por cerca de 10 minutos 4 até obter uma massa macia e homogênea 5. Cubra com filme plástico e deixe descansar por cerca de 15 minutos 6.

Agora retire o filme plástico, adicione o sal 7 e trabalhe a massa, trazendo a massa de fora para dentro com movimentos fluidos, girando também a tigela 8. Repita essa operação por cerca de 5 minutos. Cubra novamente com o filme plástico 9 e deixe descansar por cerca de 30 minutos.

Agora, você deverá fazer 3 voltas de dobras, ou seja, repetir em três momentos as seguintes operações: pegue uma aba externa da massa, levante-a 10 e leve-a ao centro 11. Gire a tigela, pegue outra aba de massa e leve-a ao centro 12. Gire novamente a tigela, pegue outra aba da massa e leve-a ao centro. Pela última vez, gire novamente a tigela, pegue outra aba da massa e leve-a ao centro, para um total de 4 dobras ou sobreposições. Cubra com filme plástico e deixe descansar por cerca de 15 minutos. Repita essas operações como indicado por mais duas vezes, com um intervalo de tempo de 15 minutos entre uma e outra. Assim, você terá feito suas 3 voltas de dobras.

Após a terceira volta, cubra com filme plástico 13 e deixe descansar por cerca de 4 horas em temperatura ambiente. Depois, transfira para a geladeira e deixe maturar por 12 horas. Retome a massa, que estará levemente fermentada 14, transfira-a para uma superfície bem enfarinhada (sempre com farinha tipo 1). Abra delicadamente a massa com as mãos 15, levantando-a por baixo.

Você deverá formar um retângulo de cerca de 20x15 cm 16. Faça as dobras: dobre a parte superior para dentro 17 e a parte inferior sobre ela 18.

Pegue o lado menor “aberto” e leve-o para dentro 19. Repita a operação para o outro lado 20. Vire o pacote e forme rapidamente uma bola com as mãos, até obter uma forma esférica 21.

Forre uma forma para pão (ou uma tigela) com um pano de cozinha seco e limpo e enfarinhe-o levemente. Transfira a massa formada com a junção para cima. Enfarinhe levemente com farinha tipo 1 22 e cubra com as abas do pano. Deixe a massa descansar por 2 horas em temperatura ambiente e transfira novamente para a geladeira por 6 horas. Nesse ponto, acenda o forno a 250° estático, deixando uma panela de ferro fundido dentro do forno até atingir a temperatura (alternativamente, você pode usar a assadeira do forno para assar o pão). Quando o forno estiver quente, pegue a massa 23 e vire-a sobre uma folha de papel manteiga 24.

Peneire levemente a superfície do pão sempre com farinha tipo 1 25, espalhe-a delicadamente com as mãos 26 e faça um corte oblíquo de lado a lado 27.

Transfira para dentro da panela ou da assadeira quente sem se queimar 28 e asse em forno estático por cerca de 30 minutos a 250° e por mais 5 minutos em forno ventilado, ainda a 250°. Quando estiver pronto, retire o pão do forno 29, transfira-o para uma grade 30 e deixe esfriar completamente antes de cortá-lo (pode levar uma hora).

Conservação

Você pode conservar o pão com farinha tipo 1 em um saco de papel por 5 dias.
Alternativamente, após o cozimento, você pode congelá-lo.

Conselho

Você pode enriquecer o pão com farinha tipo 1 adicionando à massa sementes mistas ou ervas aromáticas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.