Pão de cereais

/5

APRESENTAÇÃO

10.000 anos atrás, movidos pelo engenho e pelo instinto de sobrevivência, os homens das cavernas amassaram bolotas para obter uma farinha, que misturaram com água e cozinharam sobre pedras quentes: era o primeiro pão da história. Os milênios passaram, os cereais tomaram o lugar das bolotas, descobriu-se o prodígio da fermentação, e a panificação tornou-se uma arte, na qual está guardada a magia da própria civilização. Ainda hoje, fazer pão em casa é um gesto fora do tempo, um pequeno ato de cuidado e amor que enche a casa de um cheiro acolhedor, especialmente graças a um cozimento lento e suave... Hoje, vamos preparar juntos um dos pães mais amados: o pão de cereais!

Aqui está outra receita que não pode faltar se você ama fazer pão em casa: Pão de espelta.

VEJA TAMBÉM o especial: As melhores batedeiras planetárias

INGREDIENTES
Farinha Manitoba 150 g
farinha integral 75 g - de trigo
Farinha de espelta integral 75 g
Água 205 g - em temperatura ambiente
Fermento biológico seco 1 ¾ g
Mel 5 g
Sal fino 8 g
Água quanto baste - para pincelar o pão
Sementes mistas 65 g

Preparo

Para preparar o pão de cereais, comece pegando uma batedeira planetária equipada com a pá onde você colocará a farinha manitoba 1, a farinha integral 2 e também a farinha de espelta 3.

Adicione o fermento 4 e o mel 5. Inicie a batedeira em velocidade baixa, adicionando a água em temperatura ambiente aos poucos 6: levará cerca de 10 minutos para misturar bem os ingredientes.

Quando obter uma massa homogênea, retire a pá e coloque o gancho 8: enquanto amassa em velocidade média, adicione 50 g de sementes mistas 9. Amasse por cerca de 2 minutos para incorporá-las à massa.

Por último, adicione o sal 10 e continue amassando até que a massa esteja completamente incorporada ao gancho e o sal seja totalmente absorvido: levará cerca de mais 5 minutos 11. Recolha a massa obtida, formando uma bola, e coloque-a em uma tigela grande 12. Deixe crescer no forno desligado com a luz acesa por cerca de 1 hora e meia 13.

Após o tempo de fermentação, a massa deverá ter dobrado de volume. Transfira-a para uma bancada levemente enfarinhada 14 e abra levemente com as mãos 15.

Dê uma dobra de reforço: para esta operação, leve as partes externas da massa para o centro 16. Repita esta operação até obter 6 dobras 17, então forme uma broa que você transferirá, se necessário com a ajuda de uma espátula, para uma assadeira perfurada 18.

Coloque assim no forno desligado com a luz acesa para realizar a segunda fermentação. Deixe crescer por pelo menos 1 hora. Neste ponto, o pão terá dobrado de volume 19. Retire-o do forno e faça cortes diagonais na superfície do pão 20 e borrife-o com água 21.

Polvilhe a superfície uniformemente com 10 g de sementes mistas, fazendo-as aderir bem 22. Ajuste o forno frio no modo pão. Deixe assar assim o seu pão de cereais. Após 45 minutos, estará assado 23, retire do forno, fatie e... leve à mesa ainda quente 24!

Conservação

Recomendamos consumir o pão de cereais assim que estiver pronto. Você também pode conservá-lo por cerca de 3 dias em um saco, protegido da luz e do calor.

Se preferir, você também pode congelá-lo, de preferência já porcionado, em sacos para freezer adequados por no máximo 1 mês.

Conselho

Quer dar uma cobertura especial ao seu pão de cereais? Em vez de sementes mistas, use sementes de papoula!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.