Pão de Cerveja

/5

APRESENTAÇÃO

O pão feito em casa: que aroma e que satisfação! Existem tantas receitas para fazer um bom pão com as próprias mãos, escolhendo misturas diferentes de farinhas, adicionando grãos ou outros ingredientes saborosos à massa para torná-lo mais convidativo. Nesta receita, propomos uma ideia original: o pão de cerveja. Começamos com a biga, um pré-fermento que ajudará na fermentação do seu pão, caracterizado pela adição de uma cerveja escura aromática. Será justamente esse ingrediente que dará um perfume único e um aroma particular, mas de forma bem delicada. Nós decidimos fazer um formato clássico de filão; você, por outro lado, pode formar pães que enriquecerão sua mesa com sua miolo macio e uma crosta crocante. O pão de cerveja, com seu sabor intenso, é ideal para enriquecer a cesta de pães durante seus jantares, mas também como base para bruschettas ou para acompanhar pratos especiais: apostamos que não sobrará nem uma migalha! Experimente também na versão mini!

INGREDIENTES

Ingredientes para a biga
Farinha Manitoba 100 g
farinha integral 25 g
Fermento biológico seco 1 g
Água 90 ml - (morna)
Sal fino 3 g
Para a massa (para um pão de cerca de 30x15 cm)
Cerveja escura 400 ml
Farinha Manitoba 375 g
farinha integral 125
Fermento biológico seco 1 ½ g
Sal fino 10 g
para polvilhar a forma
farinha integral quanto baste

Preparo

Para preparar o pão de cerveja, comece pela biga, o pré-fermento: em uma tigela, misture as farinhas Manitoba e integral 1 e adicione o fermento biológico seco no centro 2, continue com a água em temperatura ambiente e o sal colocado longe do centro 3 (você também pode dissolvê-lo na água antes de adicioná-lo à massa).

Sove tudo à mão 4, forme uma bola e deixe-a descansar em uma tigela coberta com filme plástico por pelo menos 4 horas (até no máximo 6) em ambiente morno 5, longe de correntes de ar ou no forno desligado com a luz acesa. Após o tempo indicado, coloque a biga na tigela da batedeira (em uma tigela simples se for sovar à mão) equipada com pá. Adicione a cerveja escura em temperatura ambiente 6 e dissolva a massa lentamente acionando a máquina.

Em seguida, adicione o fermento 7 e as farinhas 8, por último o sal 9. Quando os ingredientes estiverem misturados, remova a pá e coloque o gancho, então deixe a massa se unir ao gancho. Terminada esta operação, você terá uma massa elástica, mas bastante macia e ligeiramente pegajosa; será necessário untar as mãos e a superfície de trabalho com óleo.

Em seguida, retire a massa da batedeira, achate-a para obter um retângulo e faça dobras trazendo a massa para o centro (10-11), começando de uma extremidade e continuando com as outras 12, dobrando a massa.

A operação de dobrar a massa 13 deve ser repetida 2-3 vezes, até obter uma massa mais seca e elástica. Entre uma série de dobras e outra, você deve esperar pelo menos 10 minutos: durante esse tempo, você pode armazenar a massa em uma tigela levemente untada e coberta com filme plástico 14, em ambiente morno (se deixar a massa na superfície de trabalho, envolva-a com o filme plástico). Sempre que pegar a massa, estenda levemente em um retângulo e recomece as dobras trazendo a massa para o centro 15.

Após a última dobra (16-17-18), achate a massa para formar um retângulo;

polvilhe com farinha integral um cesto de madeira dobrado (banneton) de 30x15 cm (alternativamente, pode-se colocar dentro do cesto um tecido de musselina para evitar que a massa grude) 19, enrole a massa sobre si mesma apertando sem quebrar as fibras 20, coloque-a dentro do molde 21

e deixe levedar até que a massa atinja as bordas (levará cerca de 1 hora) 22. Uma vez levedada, vire a massa sobre uma assadeira forrada com papel manteiga 23 e faça cortes na superfície com uma faca afiada 24

uma vez pronta 25 asse em forno estático pré-aquecido a 250°C por cerca de 20 minutos com uma tigela de água (ou panela de aço) colocada no fundo do forno. Depois, retire a tigela de água, abaixe a temperatura para 200°C e asse por mais 40 minutos (para assar em forno ventilado, diminua a temperatura em 20°C e o tempo de cozimento em 10 minutos para ambos os momentos). Uma vez assado, vire o filão 26 e asse assim por mais 20 minutos. Retire o filão do forno 27 e deixe o pão de cerveja esfriar sobre uma grade, antes de fatiá-lo!

Conservação

Conserve o pão de cerveja em um saco de papel por 1 dia.

Pode ser congelado cru antes da segunda fermentação, ou assado talvez cortado em fatias individuais.

Dica

Para acentuar o sabor aromático do pão de cerveja, você pode substituir a quantidade de água da biga por cerveja escura.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.