Pão de espelta

/5

APRESENTAÇÃO

O espelta é um cereal precioso com o qual podem ser feitas muitas receitas, graças ao seu sabor rústico. Hoje, para que você aprecie ainda mais seu sabor, fizemos o pão de espelta com uma combinação de fermento natural e fermento biológico, um dos produtos de padaria mais saborosos que existem! Para fazê-lo, é necessário um pouco de paciência: trata-se, de fato, de uma massa muito hidratada, mas com um pouco de habilidade manual e nossos conselhos sobre como sovar e fazer as dobras, você obterá um resultado extraordinário para o pão caseiro. Recomendamos respeitar os tempos de fermentação e repouso da massa, o resultado certamente o recompensará! Graças ao uso do fermento natural, você obterá um pão com uma crosta crocante, um interior bem aerado e muito macio. Já está com água na boca?! Mãos à massa, vamos começar!

Aqui estão outras receitas com farinha de espelta para preparar em casa:

INGREDIENTES

Ingredientes para a autólise
Água 100 g - (em temperatura ambiente)
Farinha de espelta integral 100 g
Para a massa (para um pão de 500 g)
Farinha de espelta integral 70 g
Levedura mãe 50 g - (sólido, resfriado por pelo menos 3-5 horas)
Fermento biológico fresco 3 g
Farinha Manitoba 130 g
Água 130 g - (em temperatura ambiente)
Sal fino 10 g

Preparo

Para preparar o pão de espelta, comece com a autólise: em uma tigela, coloque a farinha de espelta e a água 1, misture com uma colher de pau 2 até obter uma mistura homogênea. Cubra com filme plástico e deixe descansar por uma hora 3. Este processo permite que a farinha absorva melhor a água e forme uma rede de glúten melhor.

Vamos para a massa: em uma tigela, coloque o fermento natural e o fermento biológico fresco 4. Adicione parte da água e amacie tudo com as mãos 4, não será necessário dissolvê-los completamente. Em outra tigela grande, coloque a massa obtida da autólise 5, a farinha de espelta 6 e a farinha manitoba.

Incorpore os fermentos dissolvidos em água 7 e a água restante. Sove na tigela com as mãos por cerca de 5 minutos 8 até obter uma massa homogênea e elástica 9.

Cubra com um pano de cozinha seco e limpo 10 e deixe descansar por 10 minutos. Após esse tempo, adicione o sal 11 e trabalhe por cerca de mais 5 minutos para que ele seja completamente absorvido 12.

Você deve chegar ao ponto de não sentir mais os grãos de sal ao manusear a massa 13. Cubra novamente com o pano 14 e deixe descansar por mais 15 minutos 14. Agora você pode começar com as "dobras a 4" para dar força à sua massa e deixá-la lisa: levante uma borda da massa 15 e traga-a para o centro.

Faça este movimento 4 vezes para pegar as bordas da massa, girando a tigela 16. Cubra com um pano 17 e deixe descansar por mais 15 minutos. Repita esta operação 3 vezes, sempre com intervalos de 15 minutos, sempre fazendo 4 dobras na massa. Após realizar as dobras, cubra com filme plástico 18.

Deixe fermentar por uma hora e meia em temperatura ambiente. Em seguida, transfira a massa para a geladeira e deixe fermentar por um mínimo de 12 horas e um máximo de 18 horas. Retome a massa e deixe-a em temperatura ambiente por algumas horas antes de trabalhar. 19 Agora transfira-a para uma superfície ligeiramente enfarinhada 20. Abra delicadamente a massa com as mãos até formar um retângulo grande de 35x22 cm 21.

Em seguida, dobre o lado superior em direção ao centro 22 e depois traga o lado inferior para cima de forma que eles se encontrem 23. Neste ponto, traga a massa para o centro, dobrando-a lateralmente, primeiro de um lado 24 e depois do outro.

Traga os cantos do retângulo obtido para o centro, de modo a formar uma espécie de pacote 25; vire e role a massa até obter uma forma esférica 26. Transfira para dentro de uma tigela de 20x9 cm onde você já colocou um pano bem enfarinhado 27.

Cubra com as pontas do pano 25 e deixe fermentar em temperatura ambiente por 6 horas. Neste ponto 29 transfira a massa virando a tigela sobre uma assadeira ligeiramente enfarinhada 30.

Usando um estilete ou uma faca muito afiada, faça um corte oblíquo 31. Asse no forno estático a 250°C por 25 minutos, depois abaixe a temperatura para 220°C e asse por mais 15 minutos. Em seguida, retire do forno 32 e deixe esfriar antes de cortá-lo e servi-lo 33.

Conservação

O pão de espelta se conserva por 3-4 dias em um saco de papel.

Como alternativa, é possível congelá-lo, uma vez que esteja frio, você pode cortá-lo em fatias!

Conselho

É possível adicionar sementes variadas à massa.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.