Parmegiana de Erva-doce

/5

APRESENTAÇÃO

A parmegiana de erva-doce é um prato saboroso que vai te conquistar à primeira prova: uma receita de forno fácil e super apetitoso, ideal para servir como um rico acompanhamento ou como um prato principal alternativo.

INGREDIENTES
para um refratário de 20x30 cm
Funcho 600 g - (para limpar)
Tente 150 g
Presunto cozido 110 g
Parmigiano Reggiano DOP 60 g - (para ralar)
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar a parmegiana de erva-doce, comece limpando as ervas-doces: remova a parte verde 1 e corte-as ao meio, depois fatie-as finamente com a mandolina para obter fatias muito finas e regulares 2. Corte a mussarela defumada primeiro em fatias e depois em cubos 3.

Pegue um refratário de 20x30 cm, despeje o azeite de oliva no fundo 4 e distribua uniformemente uma pitada de queijo ralado 5. Disponha uma primeira camada de erva-doce tentando cobrir toda a superfície 6.

Adicione os cubos de mussarela defumada 7 e cubra com as fatias de presunto cozido formando uma camada compacta 8. Continue com uma segunda camada de erva-doce e finalize com mais queijo ralado 9.

Regue com um fio de azeite 10 e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 35 minutos, até que a superfície fique bem dourada e levemente gratinada 11. Uma vez pronta, retire a parmegiana de erva-doce do forno e deixe esfriar por alguns minutos antes de cortá-la e servi-la, garantindo fatias compactas e perfeitas para apresentar à mesa 12!

Conservação

A parmegiana de erva-doce cozida pode ser armazenada na geladeira por 2-3 dias, em um recipiente hermético ou bem coberta com filme plástico.
Se preferir, pode congelá-la após cozida e completamente resfriada.

Dica

Para uma versão vegetariana, você pode eliminar o presunto e usar mussarela defumada no lugar: dará um gosto mais intenso e uma nota irresistível à sua parmegiana de erva-doce.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.