Macarrão gratinado com erva-doce e molho bechamel

/5

APRESENTAÇÃO

Frescos, crocantes, saborosos... os erva-doce são excepcionais quando consumidos crus na salada, mas também assados como a Funcho gratinado no forno, podendo se tornar protagonistas de receitas apetitosas e suculentas! Desta vez, nos deixamos guiar pela nossa paixão pelas massas de forno para preparar um prato principal de sabor delicado e envolvente: macarrão gratinado com erva-doce e bechamel. O Bechamel, com sua consistência cremosa e aveludada, combina com a nota crocante da Funcho na frigideira e se torna ainda mais saboroso graças à crosta dourada que se formará na superfície após a gratinação! Uma substanciosa receita vegetariana que se enriquece com o sabor rústico do macarrão integral, ideal para servir tanto em porções individuais quanto em uma forma maior. Experimente também o macarrão gratinado com erva-doce e bechamel e outras saborosas variações com legumes como o Massa de forno com espinafre e ricota!

Descubra os truques para preparar o bechamel perfeito feito em casa!

INGREDIENTES

Fusilli Integral 200 g
Funcho 590 g
Parmigiano Reggiano DOP 20 g - para ralar
Alho 1 dente
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o bechamel
Leite inteiro 500 ml
Manteiga 50 g
Farinha tipo 00 50 g
Noz-moscada quanto baste
Sal fino 1 pitada
para untar
Manteiga quanto baste

Preparação

Para preparar o macarrão gratinado com erva-doce e bechamel, coloque uma panela com bastante água para ferver, que você usará para cozinhar o macarrão. Quando ferver, adicione sal. Em seguida, passe para a erva-doce: remova a extremidade superior 1 e inferior, retire a camada mais externa 2 e corte a erva-doce em fatias finas 3. No total, você deve obter cerca de 290 gramas de erva-doce limpa. Reserve.

Prepare o bechamel: aqueça o leite em uma panela pequena 4 e derreta a manteiga em fogo baixo em uma outra panela 5. Quando a manteiga estiver derretida, adicione a farinha de uma só vez 6.

e misture bem para evitar a formação de grumos 7 até obter um roux dourado. Neste ponto, adicione o sal 8 e a noz-moscada ralada 9 (ou você pode adicioná-los uma vez que o bechamel estiver pronto).

Em seguida, adicione o leite aos poucos, continuando a mexer com um batedor 10. Deixe a mistura engrossar em fogo médio, sem parar de mexer, até obter um bechamel liso e uniforme 11. Desligue o fogo e mantenha-o temporariamente reservado. Quando a água para cozinhar o macarrão estiver fervendo, adicione sal e cozinhe o macarrão por cerca de 8 minutos (você deve cozinhá-lo al dente) 12.

Enquanto isso, aqueça um fio de azeite em uma frigideira junto com um dente de alho amassado com casca, adicione a erva-doce 13, tempere com sal e pimenta 14 e cozinhe em fogo médio por cerca de 5 minutos, de modo que ainda fiquem crocantes. Após o tempo indicado, retire o alho, escorra o macarrão diretamente na frigideira com a erva-doce, misture bem 15 e salteie tudo por 1 minuto em fogo médio.

Unte 4 cocottes com diâmetro de 10 cm 16 e cubra a base com uma colher de bechamel 17, depois preencha as formas até a metade com o macarrão e a erva-doce e adicione mais 2 colheres de bechamel para cada cocotte 18.

Adicione mais macarrão até chegar à borda das formas 19 e complete com bastante bechamel, uma pitada de pimenta e uma colher de Parmesão ralado 20. Asse as cocottes em forno pré-aquecido a 200° por cerca de 10 minutos até ficarem bem douradas na superfície. Seu macarrão gratinado com erva-doce e bechamel está pronto para ser servido bem quente 21!

Conservação

O macarrão gratinado com erva-doce e bechamel pode ser conservado na geladeira, em um recipiente hermético, por no máximo 2 dias. Não é recomendado congelar.

Conselho

Você pode perfumar o macarrão gratinado com erva-doce e bechamel adicionando tomilho ou sálvia, ou uma pitada de pimenta para os amantes de comida picante!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.