Pasta alla monzese

/5

APRESENTAÇÃO

A pasta alla monzese é um prato principal saboroso, gostoso e rápido de preparar, que se inspira na tradição culinária de Brianza, dando um toque a mais à típica pasta ao açafrão. A receita que propomos, de fato, utiliza os ingredientes principais de um prato típico da gastronomia lombarda: o risoto alla monzese. Protagonistas deste prato são a linguiça, que deve ser rigorosamente a típica luganega de Monza, e o açafrão, que é enriquecido com a adição de creme de leite para obter um molho cremoso irresistível. O resultado é um prato principal adequado para saborear durante grande parte do ano e fácil de preparar rapidamente. A pasta alla monzese conquistará até os mais tradicionalistas graças ao seu sabor marcante.

Se você é amante de pratos principais com linguiça, experimente também:

  • Paccheri com creme de leite, linguiça e abobrinha
  • Pasta com linguiça
  • Pasta com linguiça e stracchino
  • Pasta alla norcina

INGREDIENTES
Penne Rigate 320 g
Luganega 300 g
Creme de leite fresco líquido 250 g
Açafrão 0,3 g - (2 sachês de 0,15 g cada)
Parmigiano Reggiano DOP 60 g
Salsa 10 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar a pasta alla monzese, comece picando finamente a salsinha 1. Em seguida, despeje o pó de açafrão em uma tigela pequena e dissolva-o com uma colher de água quente 2, para derretê-lo completamente 3.

Faça um corte lateral na linguiça 4 e retire a pele 5, depois corte-a em pedaços 6.

Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite de oliva extravirgem, em seguida, adicione a linguiça 7 e doure-a de todos os lados até ficar dourada. Uma vez dourada, adicione o creme de leite à linguiça 8, misture e junte também o açafrão dissolvido em água 9.

Cozinhe por 3-4 minutos em fogo médio 10. Enquanto isso, cozinhe o penne em água fervente salgada 11 e, quando estiver três quartos cozido, escorra na frigideira com o molho 12. Termine de cozinhar a massa.

Quando estiver totalmente cozido, desligue o fogo, misture com a salsinha fresca picada 13 e o Parmigiano Reggiano DOP ralado 14. Misture e sirva a pasta alla monzese bem quente 15.

Conservação

Recomendamos consumir a pasta alla monzese imediatamente; o molho pode ser conservado na geladeira por um dia.

Conselho

Aqui está uma variação super deliciosa: gratine a massa no forno adicionando mussarela e queijo ralado por cima, para um resultado ainda mais saboroso!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.