Torta bola
- Médio
- 1 h 50 min
A pasta de açúcar (fondant) é uma massa moldável, com consistência semelhante à da massinha de modelar, obtida com Açúcar de confeiteiro caseiro, glicose, gelatina incolor e água.
A pasta de açúcar é utilizada na culinária para decorar bolos e docinhos, como os famosíssimos cupcakes.
Ao natural, é uma massa elástica de cor branca brilhante, mas pode ser colorida com corantes alimentícios em gel ou em pasta: basta adicionar à pasta de açúcar um pouco de corante de cada vez, sempre amassando, até alcançar o tom desejado.
No mercado existem utensílios específicos para trabalhar a pasta de açúcar e moldes para criar vários tipos de flores, borboletas, coraçõezinhos. Trabalhar a pasta de açúcar é uma operação que exige muita paciência e dedicação, mas certamente você ficará satisfeito com suas lindas criações!
Para preparar a pasta de açúcar, comece colocando a gelatina incolor de molho em água bem fria para amolecê-la 1. Aqueça a glicose em uma panela de fundo grosso junto com a água, sem deixar ferver. Em seguida, esprema a gelatina e adicione-a à calda com a glicose. Peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigela 2 e adicione a glicose 3 e a glicerina, misturando até absorver completamente o açúcar de confeiteiro.
Transfira a mistura para uma superfície polvilhada com açúcar de confeiteiro e continue trabalhando-a até que fique lisa e homogênea 4 e não grude mais nas mãos. Se desejar obter uma pasta de açúcar colorida, divida-a em porções 5 e adicione o corante desejado (de preferência em gel ou pasta) 6. Continue trabalhando vigorosamente a porção até que o corante seja absorvido e a cor fique uniforme. Se desejar uma cor mais intensa, basta adicionar mais corante aos poucos. Por fim, embrulhe a pasta de açúcar em filme plástico e guarde em local fresco e seco até o momento de utilizá-la!