Pastiera de arroz

/5

APRESENTAÇÃO

A pastiera de arroz é uma deliciosa variação da pastiera napolitana, a icônica sobremesa campana, indispensável na Páscoa. Amada em toda a Itália por seu aroma inconfundível, é uma das sobremesas mais irresistíveis da nossa tradição, que sempre nos inspirou a criar variações deliciosas, como a pastiera de chocolate, a pastiera de avelãs e cacau, a cheesecake pastiera e a pastiera de amêndoas. Mas não paramos por aqui, quisemos experimentar uma nova versão para enriquecer o menu das sobremesas de Páscoa, a pastiera de arroz, como alternativa ao típico trigo cozido, um substituto perfeito para obter o mesmo resultado e consistência do recheio. O aroma de flor de laranjeira, ao qual não quisemos renunciar, é indispensável e caracteriza esta sobremesa com seu inconfundível perfume. O resultado não decepcionou nossas expectativas: uma sobremesa rica, aromática, com uma harmoniosa combinação de texturas e sabores, e estamos certos de que a pastiera de arroz convencerá até os mais céticos admiradores da receita clássica.

Descubra também essas deliciosas sobremesas com arroz para saborear o ano inteiro:

  • Torta de arroz
  • Torta doce de arroz e ricota

INGREDIENTES

para a massa
Manteiga 125 g - (gelado da geladeira)
Farinha tipo 00 315 g
Ovos 112 g - (2 médias)
Açúcar 130 g
Casca de laranja 1
Fermento em pó para bolos 5 g
Sal fino 1 pitada
para o arroz cozido
Arroz Carnaroli 150 g
Água 250 g
Leite inteiro 500 g
Açúcar 150 g
Canela em pau 2
Casca de laranja 1
Manteiga 20 g
para o recheio
Ricota de vaca 400 g
Canela em pó quanto baste
Água de flor de laranjeira 10 g
Ovos 3
para decorar
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparo

Para preparar a pastiera de arroz, comece colocando a ricota em uma peneira para que perca o excesso de soro. Enquanto isso, prepare a massa: em uma superfície, coloque a farinha em forma de fonte, adicione o açúcar 1, o sal 2 e o fermento 3.

Perfume com a casca de laranja ralada 4 e adicione a manteiga fria em pedaços 5. Amasse rapidamente 6.

Adicione os ovos 7 e continue amassando rapidamente para incorporá-los e obter uma massa homogênea, embrulhe-a em filme plástico e coloque na geladeira por 30 minutos 8. Em uma panela, coloque o arroz e a água 9. Cozinhe em fogo alto por 8 minutos depois de ferver, mexendo sempre.

Adicione o leite 10, os paus de canela, a casca de laranja e o açúcar 11. Cozinhe em fogo baixo por 30 minutos, mexendo sempre. Em seguida, remova os aromas 12.

Adicione a manteiga 13, mexa e continue cozinhando por mais 5 minutos, depois coloque o arroz cozido em uma travessa 14, deixe esfriar, cubra com filme plástico e reserve 15.

Retome a massa e abra-a sobre a superfície com um rolo 16 a uma espessura de meio cm, enrole a massa no rolo 17 e desenrole sobre uma forma côncava que mede 22 cm na base, 26 cm na superfície e com uma altura de 4 cm 18, previamente untada e enfarinhada.

Fure o fundo com um garfo 19. Peneire a ricota para deixá-la mais lisa 20. Bata os ovos em uma tigela e despeje sobre a ricota 21.

Misture com o batedor, aromatize com a canela em pó 22 e a flor de laranjeira 23. Adicione o arroz cozido e resfriado 24.

Despeje o recheio na forma, nivelando a superfície com as costas da colher 25. Abra novamente a massa restante a uma espessura de meio cm. Corte tiras de 2 cm de largura, suficientemente longas para cobrir a sobremesa. Coloque uma fileira de tiras sobre a pastiera 27.

Em seguida, entrelace-as no outro sentido para criar losangos 28. Asse no forno estático preaquecido a 180° por 60 minutos, na prateleira mais baixa do forno. Ao término do cozimento, deixe a sobremesa esfriar e depois decore com açúcar de confeiteiro 29. A pastiera de arroz está pronta para ser servida 30.

Conservação

Conserve a pastiera de arroz na geladeira por no máximo 3-4 dias. A pastiera de arroz pode ser congelada já assada e descongelada conforme necessário na geladeira, para depois aquecê-la antes de servir.

Dica

Prepare a pastiera de arroz com um dia de antecedência, assim poderá absorver melhor todos os perfumes e aromas que serão liberados ao cortar a primeira fatia!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.