Peixe-espada empanado com purê de tupinambor

/5

APRESENTAÇÃO

O verdadeiro gosto do peixe é apreciado quando os pratos são preparados de maneira simples, preservando o sabor do mar e das carnes nobres. O peixe-espada em crosta com purê de tupinambor combina a maciez da carne de espada, suave e suculenta graças a um cozimento breve, com os sabores aromáticos das ervas, nozes e alcaparras utilizadas para criar uma leve empanada. Para acompanhar este prato mediterrâneo, um creme de tupinambor de sabor delicado que não cobre o sabor do peixe, mas torna esta preparação ainda mais completa e refinada!

INGREDIENTES

Ingredientes para o peixe-espada
Peixe-espada 600 g - (4 fatias)
Tomilho 3 raminhos
Hortelã 4 raminhos
Salsa 2 punhados
Pimenta 1
Alcaparras em conserva 20 g
Miolo de nozes 40 g
Casca de limão 1 - (não tratado)
Azeite virgem extra 20 g
Para o purê de tupinambor
Alcachofra de jerusalem 650 g
Alho 1 dente
Caldo de legumes 200 ml
Azeite virgem extra 20 g
Salsa 1 punhado
Sal fino 1 pitada
Pimenta preta 1 pitada

Preparação

Para preparar o espada em crosta com purê de tupinambor, comece descascando os tupinambores 1, depois corte-os em fatias 2. Em uma frigideira, doure o alho com um fio de óleo e as folhas de salsa, depois adicione as fatias de tupinambor 3 e cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos, adicionando o caldo de legumes de vez em quando para favorecer o cozimento.

Uma vez cozido, misture com um mixer de imersão 4 para obter um purê cremoso e homogêneo 5. Reserve e continue com o peixe-espada: prepare as ervas aromáticas, as nozes e as alcaparras escorridas do líquido de conservação 6: serão usadas para criar a crosta dos filés de peixe-espada.

Coloque as folhas de hortelã, tomilho 7, salsa, as alcaparras, as nozes 8 e a pimenta 9 em um mixer.

Triture tudo 10 para reduzir a uma mistura arenosa para espalhar em uma bandeja e aromatizar com raspas de limão não tratadas 11. Pincele ambos os lados das fatias de peixe-espada com azeite de oliva 12.

Coloque uma fatia de peixe de cada vez na empanada e massageie a superfície para distribuí-la 13. Aqueça uma panela grande no fogo, quando estiver bem quente, comece a cozinhar as fatias de peixe-espada 14: bastarão alguns minutos de cada lado para que o exterior fique crocante, mas a carne interna permaneça macia e suculenta. Uma vez cozido, desligue o fogo e distribua nos pratos uma fatia de peixe-espada em crosta e o purê de tupinambor 15.

Conservação

Conserve o peixe-espada em crosta com purê de tupinambor na geladeira por no máximo 1 dia, em um recipiente hermético.
Não recomendo congelar.

Conselho

Se preferir aromatizar de maneira diferente a empanada de ervas, você pode escolher endro, cebolinha, sálvia ou alecrim!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.