Penne com salmão e vodka

/5

APRESENTAÇÃO

As penne com salmão e vodka são uma das maneiras mais saborosas de revisitar um grande clássico da cozinha dos anos 70-80. De fato, nesses anos, as Penne alla vodka estavam na moda nas cozinhas de todo o mundo, graças também ao seu sabor exótico e aos tempos de preparação rapidíssimos. Reminiscente dos míticos anos setenta, as penne com salmão e vodka são menos populares do que antes, devido também à presença do creme de leite, mas quem quer mergulhar em um prato histórico não pode perder a oportunidade de experimentá-las. As penne com salmão e vodka são uma escolha apetitosa para trazer à mesa um prato principal simples e saboroso, especialmente para os amantes do Massa com salmão que adoram aproveitar este ingrediente versátil desde os antepastos até os pratos principais!

Não perca também estas variações de Massa com salmão:

 

INGREDIENTES
Pennette Rigate 400 g
Salmão fumado 200 g -
Chalota 35 g
Vodka 40 g
Tomates 150 g
Creme de leite fresco líquido 200 g
Cebolinha verde 2 g
Azeite virgem extra 40 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar as penne com salmão e vodka, a primeira coisa a fazer é lavar os tomatinhos e depois cortá-los 1, depois lave e corte a cebolinha, e após descascar a chalota, pique-a com uma faca 3.

E coloque em uma caçarola e deixe saborizar no azeite de oliva extravirgem por alguns instantes 4. Enquanto isso, corte o salmão em tiras 5 e salteie na panela junto com o azeite e a chalota 6.

Flambe com a vodka 7 tomando muito cuidado com a possível chama de retorno (se a chama subir, não se preocupe, pois ela se extinguirá assim que o álcool evaporar completamente), adicione os tomatinhos picados 8 e ajuste o sal 9.

Também adicione pimenta, se gostar 10, e finalmente adicione o creme de leite 11 e a cebolinha picada 12.

Enquanto o molho continua a cozinhar 13, passe para a massa, então assim que a água estiver fervendo, coloque as penne 14 e deixe cozinhar al dente 15.

Em seguida, escorra, mesmo que grosseiramente se o molho estiver muito reduzido, 16, e coloque as penne no molho 17, deixando cozinhar por alguns instantes para que absorvam o sabor 18. Neste ponto, as penne com salmão e vodka estão prontas, basta servi-las imediatamente ainda bem quentes.

Conservação

Trata-se de uma preparação expressa, portanto, seria apropriado consumir imediatamente as penne com salmão e vodka.

Conselho

Esta receita pode ter ingredientes adicionados ou omitidos de acordo com o seu gosto.

Uma variação igualmente saborosa pode ser feita com camarões ao invés de salmão. Sem falar na versão com bacon!

Se você gosta de flambar pratos de massa com vodka, experimente também a Pasta alla vecchia bettola.

Curiosidades

Aparentemente, não existe uma história real deste prato, pois tanto na Itália quanto nos Estados Unidos parece que sempre houve alguém, no mesmo período, que tentou inventar esta receita. O que é certo é que as penne com salmão e vodka continuam sendo hoje um dos pratos mais famosos da história.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.