Pêssegos recheados no forno

/5

APRESENTAÇÃO

Existem preparações que dão água na boca só de olhar. Os pêssegos recheados no forno são uma delas! Uma sobremesa de verão para saborear com a colher que contém, em cada metade de pêssego, um recheio de amaretti e chocolate. Existem muitas versões dos pêssegos no forno, incluindo a piemontesa, que nos inspirou. Ao servir essas deliciosas iguarias de frutas recheadas, você descobrirá como a doçura dos pêssegos de polpa amarela se funde com o chocolate amargo e o sabor inconfundível dos amaretti. Nós não conseguimos resistir ao aroma (e ao sabor!) envolvente desta sobremesa recém-assada... e temos certeza de que vocês também não conseguirão!

INGREDIENTES
Ingredientes para 8 pêssegos
Pêssegos amarelos 800 g - médias, maduras e firmes
Chocolate amargo 100 g
Amaretti 80 g

Preparação

Para preparar os pêssegos recheados no forno, comece lavando e secando os pêssegos. Divida cada pêssego ao meio 1, depois, com uma faquinha, remova o caroço 2. Escave um pouco da polpa ao redor do buraco do caroço 3. Reserve os pêssegos.

Agora dedique-se ao recheio: corte a polpa retirada dos pêssegos 4 e pique-a com uma faca 5 ou, alternativamente, use um mixer. Reserve. Pegue o chocolate e pique-o finamente 6.

Transfira-o para uma tigela e reserve 7. Pegue outra tigela e esmigalhe os amaretti grosseiramente dentro dela 8. Se preferir, também pode triturá-los finamente usando um mixer. Adicione a polpa dos pêssegos aos amaretti esmigalhados 9.

Misture os ingredientes 10 com a ajuda de um garfo. Em seguida, adicione também o chocolate 11 e misture este último aos ingredientes. Finalmente, coloque em uma assadeira levemente untada com manteiga os pêssegos, um ao lado do outro, com a cavidade voltada para cima, de preferência sem deixar espaços. Recheie-os com algumas colheres do recheio, dando ao recheio a forma de uma pequena cúpula 12.

Asse em forno estático pré-aquecido a 180°C por 60 minutos (ou em forno ventilado a 160°C por 50 minutos) 13. Após o tempo necessário, retire os pêssegos recheados do forno 14 e sirva-os aos seus convidados ainda quentes 15!

Conservação

Os pêssegos recheados no forno podem ser conservados na geladeira em um recipiente hermeticamente fechado por, no máximo, 2-3 dias.

Também podem ser congelados depois de cozidos. Antes de servi-los, descongele-os na geladeira por algumas horas e depois aqueça no forno.

Conselho

Acompanhe os pêssegos recheados com uma bola de sorvete de creme ou chantilly! E para os mais gulosos, você também pode aromatizar o recheio com algumas gotas de rum.

Curiosidade

Os pêssegos recheados no forno são chamados em piemontês de “persi pijen”, justamente pêssegos cheios e são usados como sobremesa típica de verão, especialmente em ocasiões de festas patronais de verão.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.