Pêssegos caramelizados

/5

APRESENTAÇÃO

Segundo a escritora gastronômica Niki Segnit, autora da Gramática dos Sabores, como dama da alta sociedade no início do século XX, você não era ninguém se não lhe dedicavam uma sobremesa à base de pêssego. Pêssegos cozidos na baunilha e decorados com violetas e fios de açúcar para Sarah Bernhardt, com zabaione ao champanhe para a imperatriz Eugénia, ou com sorvete de morango alpino, para a musa de Zola. Hoje, porém, começamos pelo básico: pêssegos caramelizados! A sobremesa perfeita para preparar de última hora para seus convidados e encerrar com chave de ouro um jantar de verão. Os pêssegos nectarinas quentes serão a base perfeita para acomodar uma bola do seu sabor de sorvete preferido ou de suaves e cremosos flocos de chantilly. E para os mais gulosos? O caramelo toffee vai agradar a eles também! Prepare também seus pêssegos caramelizados, só faltará encontrar uma diva para dedicar esta sobremesa... a sua mãe, por exemplo!

INGREDIENTES

Nectarinas 2
Açúcar quanto baste
Para o caramelo
Açúcar 120 g
Creme de leite fresco líquido 40 g
Manteiga 10 g - (temperatura ambiente)
Água 30 g
Fava de baunilha quanto baste
Para decorar
Sorvete quanto baste - 4 bolas, sabores a gosto
Hortelã quanto baste

Preparo

Para preparar os pêssegos caramelizados, comece aquecendo o forno estático a 180º, depois passe aos pêssegos: lave-os 1, corte-os ao meio 2 e retire o caroço, fazendo um corte com uma faquinha 3.

Molhe as metades dos pêssegos no açúcar, do lado da polpa 4, depois coloque-os em cocottes 5 e transfira-os para uma assadeira ou uma forma 6; então, asse-os no forno pré-aquecido a 180º por 25 minutos 6.

Enquanto isso, cuide do caramelo: em uma panela grande, coloque a água 7 e adicione o açúcar 8. Sem misturar, acenda o fogo e deixe a mistura de água e açúcar ferver 9 até obter uma cor âmbar.

Enquanto o caramelo cozinha, coloque em uma tigela a manteiga em pedaços à temperatura ambiente. Em seguida, com uma faca, retire as sementes da ponta da fava de baunilha 10 e adicione-as à manteiga 11, mexendo tudo com uma colher para misturar bem 12.

Quando o caramelo estiver com cor âmbar, tire a panela do fogo e, mexendo com um batedor, adicione o creme de leite aos poucos, sendo cuidadoso porque fará bastante espuma (13-14). Continue mexendo o creme de leite no caramelo, depois adicione também a manteiga aromatizada com a baunilha 15

e misture bem até que todos os ingredientes estejam bem incorporados e o caramelo fique denso e encorpado 16. Enquanto isso, seus pêssegos estarão prontos: retire-os do forno 17 e despeje uma generosa colherada de caramelo em cada pêssego, diretamente em cada cocotte 18.

Adicione uma bola de sorvete do seu sabor preferido 19, decore com uma folhinha de hortelã 20 e sirva 21. Seus pêssegos caramelizados estão prontos para serem saboreados!

Conservação

Recomenda-se saborear os pêssegos caramelizados imediatamente. Se quiser adiantar o preparo, você pode assar os pêssegos no forno até um dia antes, mas é aconselhável preparar o caramelo e adicioná-lo apenas no momento de servir, junto com o sorvete.

Dica

Para um sabor ainda mais especial, você pode substituir a baunilha por raspas de limão ou canela em pó e misturá-las com a manteiga que irá no caramelo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.