Pesto de manjerona

/5

APRESENTAÇÃO

O pesto é um dos molhos mais versáteis, mas também é uma base perfeita para criar um tempero diferente a cada vez. Na nossa cozinha, experimentamos realmente muitos: dos tradicionais como o Pesto alla Genovese e o Pesto alla trapanese, aos mais particulares como o de pistache ou de Pesto de brócolis e até mesmo o mais incomum de beterraba. Desta vez, porém, decidimos experimentar o pesto de manjerona, que é caracterizado por um aroma intenso, um sabor marcante e um leve amargor. Sua consistência é perfeita para temperar a massa, mas também para espalhar em saborosas bruschettas cobertas com tomatinhos confit. A principal característica do pesto de manjerona está em sua grande frescura, que transforma até o prato mais simples em uma verdadeira iguaria!

Experimente também o Pesto de beldroega, outra variante deliciosa!

INGREDIENTES
Ingredientes para cerca de 250 gramas de pesto
Manjerona 25 g - (folhas)
Grana Padano DOP 100 g - (para ralar)
Azeite virgem extra 130 g
Pinhões 10 g
Alho 1 dente
Sal fino 1 pitada

Preparação

Para preparar o pesto de manjerona, comece lavando e secando a manjerona e, em seguida, destacando todas as folhinhas do galho 1; depois, descasque o alho, corte ao meio e retire o miolo, que é a parte central e muito intensa 2. No processador, coloque as folhinhas de manjerona 3.

Depois, adicione o queijo ralado 4, os pinhões 5 e também o dente de alho previamente cortado ao meio e sem miolo 6,

por fim, adicione o azeite de oliva extravirgem e o sal 7 e bata até obter um molho homogêneo 8. Transfira o pesto de manjerona para um recipiente e utilize imediatamente 9.

Conservação

Conserve o pesto recém-preparado na geladeira por 2-3 dias em um recipiente de vidro, cobrindo o molho com uma camada de azeite.
Você pode congelar o pesto em pequenos potes e descongelá-lo na geladeira ou em temperatura ambiente.

Conselho

Não apenas para massas! O pesto de manjerona combina perfeitamente com hambúrgueres vegetarianos, como os de quinoa ou grão-de-bico, ou com queijos picantes e curados.

Curiosidade

A manjerona é uma das especiarias mais populares na culinária italiana, assim como na grega. As folhinhas, que são a parte comestível, são muito perfumadas e ricas em vitamina C, óleos essenciais, taninos e ácido rosmarínico, presente em muitas ervas como alecrim, orégano, tomilho, hortelã-pimenta, melissa, sálvia e, claro, manjerona. Graças às suas propriedades e características, a manjerona é utilizada não apenas na cozinha, mas também em fitoterapia, aromaterapia e até na cosmética. Este pesto é tradicionalmente utilizado na cozinha da Ligúria para temperar os corzetti estampados.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.