Nhoque vermelho ao pesto de manjerona e bacon

- Sem lactose
- Energía Kcal 1159
- Carboidratos g 121.2
- dos quais açúcares g 11.6
- Proteína g 28.7
- Gorduras g 62.2
- das quais gorduras saturadas g 16.2
- Fibra g 7
- Colesterol mg 104
- Sódio mg 597
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 25 min
- Tempo de cozimento: 10 min
- Porção: 4 Pessoas
APRESENTAÇÃO
Vocês já tentaram fazer nhoques coloridos? Na culinária, existem dezenas de versões de nhoques de batata com formas diferentes, lisas ou estriadas, por exemplo. Mas a criatividade não tem limites também na cor: dos nhoques verdes de espinafre, aos amarelos de abóbora, ou ainda os irresistíveis nhoques de batata roxa ou os delicados nhoques rosa de beterraba. Hoje quisemos trazer uma explosão de alegria à mesa, tingindo nossa massa fresca de vermelho com concentrado de tomate! Para o molho, pensamos em um fresco pesto de manjerona enriquecido com bacon crocante para dar um toque especial a este prato principal, mas você também pode apreciá-los com outros molhos, talvez à base de vegetais ou peixe!
INGREDIENTES
- Ingredientes para o nhoque
- Batatas 1 kg
- Farinha tipo 00 300 g
- Concentrado triplo de tomate 130 g
- Ovos 1
- Fécula de batata 60 g
- Água 40 g
- Sêmola de trigo duro remacinada 50 g
- Sal 5 g
- para o pesto de manjerona
- Grana Padano DOP 100 g - (para ralar)
- Azeite virgem extra 130 g
- Manjerona 25 g - fresca
- Pinhões 10 g
- Alho 1 dente
- Sal 1 pitada
- para o molho
- Bacon enrolado 100 g - (em fatias)
Preparo

Para preparar os nhoques vermelhos ao pesto de manjerona e bacon, comece cozinhando as batatas que serão usadas para os nhoques: lave-as bem em água corrente fresca e coloque para ferver por cerca de 30 minutos 1. Quando o tempo necessário passar, faça o teste do palito para verificar a cocção também por dentro. Enquanto isso, prepare o pesto de manjerona. Desfolhe a manjerona 2 e coloque as folhas em um mixer 3: para um resultado ótimo e para obter um pesto de uma bela cor verde brilhante, você pode colocar as lâminas do mixer no freezer antes de usá-las.

Adicione à manjerona o queijo ralado, o alho sem o miolo (o broto interno) e os pinolis 4. Em seguida, despeje o azeite em fio 5, a pitada de sal e bata até obter uma mistura cremosa 6.

Recolha o pesto de manjerona em uma tigela e reserve 7. É hora de prosseguir com a preparação dos nhoques de batata: coloque a farinha em formato de fonte sobre uma superfície de trabalho 8, faça uma cavidade no centro e esmague as batatas ainda quentes 9.

Misture com as mãos, depois adicione o ovo 10 e o sal 11. Despeje o triplo concentrado de tomate em uma tigela, dilua com um pouco de água e despeje sobre a massa 12.

Incorpore-o 13 amassando vigorosamente, ajudando-se, se necessário, com uma espátula, adicionando também fécula de batata 14 até obter uma massa lisa e compacta 15.

Divida a massa em pedaços e modele cordões com espessura de cerca de 2-3 cm 16; corte os nhoques com a ajuda de uma espátula ou uma faca 17 e, por fim, passe-os no rigagnocchi polvilhado com farinha ou semolina 18 para obter a característica estriação.

Conforme você procede com a preparação dos nhoques, coloque-os bem espaçados em uma bandeja polvilhada com farinha 19. Enquanto isso, corte o bacon em tiras e doure em uma frigideira sem adicionar outras gorduras 20. Leve bastante água salgada para ferver e cozinhe os nhoques 21.

Levará apenas alguns minutos e, quando os nhoques subirem à superfície, escorra-os com uma escumadeira 22 e transfira-os para uma tigela com o pesto de manjerona previamente preparado 23. Despeje nos pratos de servir um pouco de pesto de manjerona como base e coloque os nhoques. Em seguida, complete o prato com o bacon crocante e sirva bem quente 24.