Piadina de trigo sarraceno com tiras de frango e chips assados

/5

APRESENTAÇÃO

Existem receitas criadas para serem saboreadas em boa companhia, como a piadina, o street food italiano por excelência que também se transforma em um ótimo prato único para desfrutar junto com amigos em casa! Se você quer surpreendê-los, esta é a receita certa para você! Preparamos uma versão incomum que irá surpreendê-lo também pela cor, graças ao uso da farinha de trigo sarraceno. A piadina de trigo sarraceno é perfeita para acompanhar tiras de frango marinadas com aromas e especiarias irresistíveis. Para ser um verdadeiro prato único que se preze, escolhemos combinar como acompanhamento saborosas chips assadas para saborear com ketchup e um refrescante molho à base de iogurte. A cada mordida, a piadina de trigo sarraceno com tiras de frango e chips assados nos convenceu ainda mais, agora só falta experimentá-la: seus amigos ficarão agradavelmente surpresos!

INGREDIENTES

Ingredientes para 4 piadinas de 24 cm
Farinha tipo 00 125 g
Farinha de trigo sarraceno 125 g
Banha 63 g
Água 50 g - (em temperatura ambiente)
Sal fino 8 g
Levedura instantânea para preparações salgadas 3,8 g
Mel 2 ½ g
Açúcar 7 ½ g
Leite inteiro 53 g - (em temperatura ambiente)
para o frango e a marinada
Peito de frango 600 g
Azeite virgem extra 40 g
Alecrim 2 g
Manjerona 2 g
Funcho selvagem 2 g
Páprica defumada 2 g
Pimenta em pó 2 g
Orégano 2 g
Açúcar mascavo 2 g
Sal fino quanto baste
para o molho de iogurte
Iogurte grego 150 g
Rabanete 100 g
Cebolinha verde 2 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o acompanhamento
Batatas novas 600 g
Azeite virgem extra 30 g
Alecrim 2 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o tempero das batatas
Ketchup 100 g

Preparo

Para preparar a piadina de trigo sarraceno com tiras de frango e chips assados, a primeira coisa a fazer é marinar o frango. Então, corte o peito de frango, retirando as partes mais gordurosas e o osso central, em tiras 1 e coloque-as em um recipiente. Em seguida, prepare a mistura de ervas triturando junto alecrim, manjerona, orégano e erva-doce 2; em um pilão, esmague a páprica defumada, a pimenta em pó, o orégano, o açúcar mascavo e, por fim, o sal 3 (alternativamente, você pode usar um mixer para reduzir a mistura de especiarias a pó).

Organize as fatias de peito de frango em uma tigela rasa e grande e polvilhe com a mistura de ervas 4, a de especiarias 5, depois o azeite de oliva 6 e misture bem para temperar o peito de frango.

Cubra com filme plástico e deixe marinar na geladeira por pelo menos 4-5 horas 7. Em seguida, comece a preparar a piadina de trigo sarraceno: comece peneirando a farinha 00 em uma tigela e adicione o fermento para preparações salgadas 8, adicione depois a farinha de trigo sarraceno 9.

misture e transfira os pós para a tigela de uma batedeira planetária onde você também irá adicionar a banha (se não preferir, poderá substituir pela mesma quantidade de óleo vegetal) 10, despeje o mel 11 e ligue a batedeira planetária com a pá em funcionamento por 5 minutos 12.

Quando os ingredientes estiverem bem misturados, pare a máquina e substitua a pá pelo gancho 13 e com a batedeira planetária novamente em funcionamento, incorpore o açúcar 14, depois despeje o leite em temperatura ambiente 15.

adicione também a água em temperatura ambiente 16 e, por fim, o sal 17, deixando a máquina funcionar por alguns minutos, até que a massa esteja pronta: você poderá parar a batedeira planetária assim que ela se soltar das laterais da tigela 18.

Depois de transferir a massa para uma superfície de trabalho e moldá-la em forma esférica, coloque-a em uma tigela limpa e deixe descansar em um recipiente de vidro coberto com filme plástico por cerca de uma hora, no forno desligado, mas com a luz acesa 19. Enquanto isso, lave bem as batatas pequenas e corte-as em fatias finas 20 e deixe-as em água fria por 20 minutos para perder o amido. Após o tempo indicado, escorra-as 21.

Depois de secá-las bem com um pano de cozinha, coloque-as em um recipiente e tempere com alecrim picado, azeite extravirgem de oliva, sal e pimenta 22 e misture. Despeje as chips de batata em uma assadeira forrada com papel manteiga e disponha-as bem 23, deixe-as assar em forno estático pré-aquecido a 200° por cerca de 25 minutos 24, elas devem ficar levemente tostadas.

Enquanto isso, retome a massa das piadinas e divida-a em 4 esferas que você vai abrir sobre uma superfície de trabalho levemente enfarinhada. Abra em um disco de cerca de 2 mm de espessura, ajudando-se com um rolo 25. Para obter uma forma precisa, use um cortador de massa de 24 cm de diâmetro 26 (você pode amassar novamente os restos e deixá-los crescer por meia hora para obter mais piadinas). Aqueça uma chapa ou uma frigideira antiaderente grande e, quando estiver bem quente, coloque as piadinas uma de cada vez, perfurando-as com os dentes de um garfo 27.

em poucos minutos, vire a piadina e continue cozinhando do outro lado 28. Em seguida, passe para o cozimento do frango marinado: escorra-o da marinada e coloque-o em uma frigideira antiaderente 29 e deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 5 minutos 30, mexendo de vez em quando.

enquanto isso, lave e pique o radicchio e reserve 31. Em um recipiente, prepare o molho de iogurte misturando o iogurte grego, a cebolinha picada, o sal e a pimenta 32 e misture. Passe para a composição das piadinas: você pode aquecê-las levemente e colocar sobre metade de cada uma um pouco de radicchio, frango e molho de iogurte 33.

então dobre a piadina para fechá-la 34 e, antes de servir, despeje para cada porção o ketchup em uma pequena tigela 35; por fim, sirva a Piadina de trigo sarraceno com tiras de frango e chips assados bem quente com as chips de batata ao lado! 36

Conservação

As piadinas secam muito rapidamente, então é melhor prepará-las e consumi-las imediatamente; elas podem ser preparadas com algumas horas de antecedência desde que estejam cobertas. O recheio deve ser preparado na hora, pois o frango pode ficar seco. Você pode congelar as piadinas após cozidas e sem recheio.

Dica

Quanto mais tempo o frango é deixado para marinar, mais suculento ele ficará, tente deixá-lo descansar por uma noite inteira e você verá a diferença! A piadina pede um prato rápido, mas que exige um recheio importante para não se tornar banal e, acima de tudo, deve ser comida bem quente para apreciar, a cada mordida, seu sabor maravilhoso.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.