Frango tandoori com chapati e molho de cúrcuma

/5

APRESENTAÇÃO

Vocês têm vontade de experimentar pratos com sabor picante enquanto estão confortavelmente na cozinha de sua própria casa? Então hoje propomos o Frango tandoori com chapati e molho de açafrão-da-terra. O frango tandoori é uma receita de origem indiana. De fato, foi inventada no Punjab e recebe o nome do forno em que é assada, o tandoori, geralmente utilizado para assar pão ázimo. Não se preocupem, não é necessário ter este tipo de forno para preparar a receita! Propomos uma versão adaptada aos utensílios das cozinhas ocidentais: utilizaremos a função grill do forno. No entanto, o frango deve ser marinado por um longo tempo em um molho de iogurte com especiarias típicas indianas, coloridas e perfumadas. Como acompanhamento, o chapati, uma espécie de pão rústico feito com trigo sarraceno que contrasta com o sabor adocicado do frango tandoori. O toque final? Um molho de iogurte e açafrão-da-terra que, com sua cor ocre intensa, equilibra a mistura de cores vibrantes e sabores decididos e aromáticos do prato. Convencemos vocês? Então coloquem os aventais: hoje o destino da viagem é a cozinha indiana!

INGREDIENTES

Ingredientes para o frango tandoori
Peito de frango 800 g
Gengibre fresco 3 g - (para ralar)
Iogurte grego 150 g
Páprica defumada 10 g
Suco de limão 1
Sal 1 pitada
Mistura Tandoori 20 g
para o chapati
Farinha de trigo sarraceno 100 g
Farinha tipo 00 100 g
Azeite 15 g
Água 90 g
Sal fino quanto baste
para o molho de cúrcuma
Iogurte grego 100 g
Cúrcuma em pó 10 g
Mel 10 g
Tabasco® quanto baste
Cebolinha verde quanto baste

Preparo

Para preparar o frango tandoori com chapati e molho de açafrão-da-terra, comece pela preparação do frango tandoori. Pegue os peitos de frango e corte-os em cubos regulares que servirão para preparar os espetinhos 1. Transfira o frango para uma tigela grande e adicione o páprica defumada 2. Ajuste o sal 3.

Rale um pouco de gengibre fresco 4 e adicione também o suco de um limão 5 e o iogurte grego 6. Misture bem os ingredientes para que fiquem bem combinados até que tudo esteja de uma cor uniforme e avermelhada. 

Em seguida, adicione também o mix tandoori 7. Misture este último aos demais ingredientes 8. Cubra a tigela com filme plástico e deixe marinar por pelo menos 3 horas na geladeira. Se possível, seria preferível deixar marinar a noite toda para que os sabores sejam absorvidos pelo frango. Enquanto isso, prossiga com a preparação do molho de açafrão-da-terra. Pegue uma tigelinha e coloque o iogurte 9.

Em seguida, adicione também o mel 10 e o açafrão-da-terra 11. Ajuste com uma pitada de tabasco para dar um toque picante ao molho 12.

Depois corte finamente a cebolinha 13 e adicione ao composto 14. Misture bem para combinar todos os ingredientes de maneira uniforme 15 e coloque na geladeira coberto com filme plástico.

Nesse ponto, prossiga com a preparação do chapati. Pegue uma tigela e coloque (não é necessário peneirar) a farinha de trigo e a de trigo sarraceno 16. Ajuste com uma pitada de sal e misture com um batedor para combinar os ingredientes 17. Em seguida, adicione o óleo 18.

Agora adicione também a água aos poucos 19 para amassar. Adicione a água pouco a pouco para verificar quanta água as farinhas absorvem. Se a massa parecer muito líquida, adicione menos do que o previsto, se estiver muito compacta, adicione um pouco mais. Amasse energicamente com as mãos para criar uma mistura homogênea e sem grumos 20. Dê à sua massa o formato de uma esfera e cubra com filme plástico transparente 21: coloque a massa para descansar em temperatura ambiente por pelo menos 30 minutos em local seco.

Quando tiver descansado, divida o bloco em quatro partes, se necessário, usando uma espátula 22. Estenda cada peça com um rolo para obter uma massa fina de cerca de 3 mm 23. Depois, pegue uma frigideira antiaderente com fundo plano e largo, pelo menos do tamanho do seu chapati. Aqueça-a e cozinhe um chapati de cada vez, primeiro de um lado 24.

Em seguida, vire e termine de cozinhar 25. Esta operação levará cerca de 1 minuto de cada lado. Para finalizar o cozimento, coloque o chapati diretamente no fogo não muito forte por 5-6 segundos de cada lado 26 para que ele inche levemente. Vire-o de cada lado com a ajuda de pinças de cozinha, tomando cuidado para não se queimar. A esta altura, o frango tandoori estará marinado. Retire-o da geladeira e espete os pedaços de frango no espeto de aproximadamente 28 cm de comprimento 27. Disponha cerca de 6 pedaços de frango no espeto, mantendo-os afastados uns dos outros para permitir um cozimento uniforme.

Em seguida, pegue uma assadeira com um lado de cerca de 25 cm (se quiser, cubra com papel manteiga para evitar sujar quando os espetos de frango tandoori, ao cozinhar, liberarem líquidos). Coloque os espetos na assadeira de modo que o espeto fique apoiado nas bordas da mesma e, assim, o frango fique suspenso e não toque a base 28. Agora, coloque no forno na função grill a 250°C por 10 minutos, cuidando de girar os espetos na metade do tempo de cozimento. O frango deve ficar quase queimadinho 29. Por fim, pegue o chapati, espalhe um pouco de molho de açafrão-da-terra no centro e coloque sobre ele o seu frango tandoori 30.

Conservação

Conserve o frango tandoori na geladeira por 2-3 dias coberto com filme plástico e aqueça no forno antes de servir. Você pode congelá-lo depois de cozido e descongelar quando necessário.

O chapati pode ser conservado por um dia em temperatura ambiente sob uma campana de vidro. Não é recomendado congelar.

O molho de açafrão-da-terra pode ser conservado na geladeira coberto com filme plástico em contato por no máximo 2 dias. Não é recomendado congelar.

Curiosidades

Para esta receita foi utilizado o mix tandoori já pronto para marinar o frango. Hoje em dia, de fato, ele pode ser encontrado em todas as lojas de alimentos bem abastecidas. No entanto, também é possível usar um mix de especiarias como o garam masala, ao qual se adiciona curry, açafrão enriquecidos com alho, gengibre e pimenta caiena.

Uma pequena nota sobre a cozinha tradicional. O forno utilizado para preparar este tipo de prato é o forno tandoori, uma espécie de campana invertida, geralmente feita de argila e aquecida a lenha. Este forno era tradicionalmente usado para assar pão ázimo porque alcança rapidamente altas temperaturas, cerca de 480°C, o que dá ao frango a leve crosta externa, mantendo-o macio por dentro.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.