Pisarei e fasò

/5

APRESENTAÇÃO

A longa e fascinante estrada dos sabores italianos nos leva com esta receita a descobrir um território que encanta à primeira vista e depois captura de forma irresistível uma vez descobertos seus tesouros culinários: estamos falando das colinas piacentinas e a receita que propomos é a de pisarei e fasò. Literalmente pisarei e feijões, os pisarei e fasò são nhoques de farinha, pão ralado e água acompanhados de um suculento molho de tomate e feijão temperado com toucinho. Uma receita de origens antigas: conta-se que o formato da massa nasceu na Idade Média com os ingredientes que camponeses e monges tinham à disposição. Parece, de fato, que os pisarei eram oferecidos aos peregrinos vindos de toda a Europa de passagem ao longo da via Francígena. Também uma das hipóteses sobre a origem do nome o faria derivar do espanhol "pisar" que significa esmagar, o gesto para criar a típica cavidade central perfeita para coletar o molho. Com o tempo, aos pisarei foram adicionados os feijões e o bacon para tornar o prato ainda mais nutritivo. E ainda hoje são preparados assim! Venha descobrir nossa versão dos deliciosos pisarei e fasò!

INGREDIENTES

Ingredientes para a preparação dos pisarei
Farinha tipo 00 400 g
Farinha de rosca 150 g
Água 400 g - morna
Sal fino 5 g
para a preparação dos fasò
Cebolas douradas 60 g
Manteiga 30 g
Banha 80 g
Feijão borlotti seco 220 g
Passata de tomate 200 g
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra 20 g
Ingredientes para temperar
Grana Padano DOP quanto baste - ralado

Preparação

Para preparar os pisarei e fasò, comece pelos feijões borlotti, coloque-os em uma tigela grande cheia de água e deixe-os de molho por 12 horas ou uma noite, cobertos com filme plástico 1. Após o tempo de molho, escorra-os e enxágue-os em água corrente, depois despeje-os em uma panela e cubra-os com água 2 e cozinhe por 30 minutos 3; este tempo será suficiente, pois a cozedura dos feijões continuará depois com o molho.

Agora ocupe-se da massa dos pisarei: peneire a farinha em uma tigela 4, depois adicione o pão ralado 5 e o sal 6.

Despeje a água morna em fio 7 e amasse energicamente para misturar os ingredientes 8, formando um pão compacto 9

e envolva-o no filme plástico 10. Deixe a massa descansar em um local fresco por 1 hora (fora da geladeira está bem). Após o tempo de descanso, volte a massa, divida-a em pequenas porções 11, e dessas faça tiras com cerca de 1 cm de diâmetro 12.

Corte as tiras de massa em pedaços do tamanho de um feijão 13. Com o polegar, pressione cada nhoque para criar uma cavidade interna 14. Os pisarei estão prontos 15; você pode distribuí-los em uma bandeja forrada com um pano de cozinha limpo e seco, levemente enfarinhado. Não há necessidade de cobri-los, mesmo que sequem não será um problema.

Agora ocupe-se do molho: descasque e pique finamente a cebola 16, pique também o toucinho 17. Depois, em uma panela, derreta a manteiga em fogo baixo e refogue a cebola 18,

depois adicione o toucinho picado 19, misture para dar sabor e, quando a cebola estiver amolecida, adicione também os feijões previamente cozidos e bem escorridos 20, cubra-os com o purê de tomate 21 e continue a cozedura do molho por cerca de 20 minutos. Você pode ajustar o sal e adicionar água quente (ou caldo de legumes) se necessário, para que o molho não fique muito espesso.

Quando os feijões estiverem cozidos, leve a água para ferver em uma panela grande, adicione sal a gosto e mergulhe os pisarei 22 e cozinhe-os por poucos minutos, até que subam à superfície 23; depois escorra-os com uma escumadeira 24

diretamente na panela com os feijões 25, tempere com o Grana Padano ralado 26 e sirva os pisarei e fasò bem quentes com algumas lascas de Grana ainda a gosto 27!

Conservação

Você pode conservar os pisarei e fasò na geladeira por no máximo um dia. Como alternativa, você pode congelar separadamente o molho e a massa crua se usou ingredientes frescos. Para a massa, recomendamos distribuir os pisarei em uma bandeja, deixá-los endurecer algumas horas no freezer e depois colocá-los em sacos para alimentos já porcionados e mais práticos. Quando necessário, você pode cozinhar os pisarei diretamente congelados.

Conselho

Uma das variações deste prato prevê a adição de linguiça ao molho, um toque saboroso que tornará os pisarei e fasò ainda mais convidativos!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.