Polenta taragna

/5

APRESENTAÇÃO

Se você passear pela Valtellina, entre os vales de Brescia e Bérgamo, não pode deixar de provar os Pizzoccheri ou outro dos pratos típicos da tradição culinária local: a polenta taragna! Nós também quisemos criar a nossa versão desta polenta robusta, para nos aquecer dos primeiros frios que se aproximam! Uma chuva de farinha de milho e trigo sarraceno que dá a típica coloração escura e o sabor rústico, se mistura aos queijos que lhe conferem uma cremosidade única. Como todas as receitas tradicionais, cada família guarda zelosamente seu segredo para uma polenta taragna perfeita e os queijos usados podem variar de acordo com as regiões ou a tradição passada pelos próprios ancestrais, usando assim Branzi, Casera ou Fontina! Este prato rico é tradicionalmente servido ainda fluido e derretido, saboreado sozinho, como prato único, ou acompanhado de salsichas, costelinhas de porco assadas ou Ensopado de javali com polenta taragna, por exemplo. A polenta taragna é um prato envolvente capaz de encapsular todos os sabores intensos do território, uma verdadeira delícia para saborear nos dias frios de inverno: deixe-se encantar pela magia das tradições culinárias deste vale encantador e traga seus sabores intensos diretamente para a sua mesa!

Experimente também estas receitas com Polenta:

 

INGREDIENTES
Farinha instantânea para polenta taragna 500 g
Água 2 l
Sal fino quanto baste
Manteiga 60 g - amolecido
Fontina 200 g
Azeite virgem extra 5 g

Preparação em panela comum

Para preparar a polenta taragna comece removendo a crosta do queijo (você também pode usar Casera ou Branzi) 1 e corte primeiro em tiras e depois em cubos 2 que você reservará. Em seguida, pegue a manteiga amolecida e corte-a em cubos 3: reserve também.

Depois, pegue uma panela de bordas altas e leve a água para ferver 4. Adicione sal 5 e acrescente o óleo 6.

Mantenha o fogo alto e mexa com um batedor 7 antes de adicionar a farinha aos poucos 8, continuando a mexer energicamente com o batedor para evitar a formação de grumos 9.

Continue batendo até que a polenta esteja bem cozida: levará cerca de 5 minutos (mas recomendamos seguir as instruções na embalagem para saber os tempos exatos da farinha de polenta que você está usando) e a consistência final deve ser bastante densa. É importante continuar mexendo a polenta, caso contrário há o risco de queimar. Em seguida, reduza o fogo ao mínimo e adicione a manteiga 10, mexa 11 e adicione simultaneamente o queijo 12.

Continue batendo 13 por 2-3 minutos, até que este último também derreta completamente na polenta. Neste ponto, a polenta taragna estará pronta 14: sirva-a ainda quente 15!

Conservação

Recomenda-se consumir a polenta taragna assim que estiver pronta para apreciar o queijo derretido!

Você pode conservá-la na geladeira por 2 dias e aquecê-la antes de servir.

Não é recomendado congelar.

Conselho

Se você tiver tempo e não usar uma farinha instantânea, pode utilizar uma farinha para polenta taragna tradicional: siga as instruções de cozimento na embalagem!

Se preferir, em vez dos queijos que sugerimos, você pode usar o Casera ou o Bitto para um sabor mais intenso!

Curiosidade

O próprio nome desta preparação remete às antigas tradições camponesas: o termo “taragna” de fato se refere ao tarai ou tarell, que era um bastão de madeira antigamente usado para mexer (“tarare”) as farinhas e evitar que grudassem na panela de cobre onde tipicamente era cozida. Embora essa tradição tenha se perdido, ainda é possível reproduzir este prato rico e saborear seu gosto intenso com os utensílios de cozinha comuns.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.