Pasta e feijão à napolitana

/5

APRESENTAÇÃO

Hoje queremos levá-los à Campânia, para uma viagem culinária inesquecível, com a pasta e feijão à napolitana. Um prato principal simples, mas respeitável, transmitido pelas famílias camponesas que, ao final do exaustivo dia de trabalho, encontravam conforto neste prato tão simples quanto completo. Dizem que o verdadeiro segredo transmitido pelas avós é cozinhar os feijões na lareira, ou para os citadinos, no antigo braseiro, rigorosamente em uma panela de barro e sem antes ter deixado os feijões de molho. Quanto ao formato, recomendamos escolher a pasta mista, a mais clássica para esta receita, também conhecida em napolitano como "ammescata" ou "mesca francesca". Ah sim, poderíamos ficar aqui falando das inúmeras versões que existem da Pasta e feijão, mas preferimos ouvir as suas e contar a que mais nos fascinou, aquela em que a espera é a verdadeira apoteose do sabor... pasta e feijão à napolitana, aqui está a receita!

Descubra também:

  • Sopa de pasta e feijão borlotti
  • Massa e batata à napolitana
  • Pasta e feijão com bacon
  • Pasta e feijão de verão
  • Pasta feijão e mexilhões
  • Pasta e feijão com couve
INGREDIENTES
Pasta mista 320 g
Feijão cannellini seco 300 g
Torresmo 80 g
Tomates pelados 400 g
Azeite virgem extra 80 g
Alho 2 dentes
Aipo 60 g
Louro 2 folhas
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a pasta e feijão à napolitana, a primeira coisa a fazer é deixar os feijões de molho por 8-12 horas 1. Em seguida, escorra-os, lave-os e coloque-os em uma panela grande com água fria, até cobri-los 2. Adicione a folha de louro 3 e cozinhe por 2-3 horas. Os tempos são indicativos, recomendamos não salgar os feijões e verificar o cozimento de tempos em tempos.

Quando os feijões estiverem quase cozidos, cuide da pele de porco. Elimine eventuais cerdas raspando com a lâmina de uma faca e mergulhe-a em água fervente 4. Cozinhe por 20 minutos, até que fique macia. Escorra 5 e deixe esfriar, depois corte em tiras de 1 cm 6.

Pique finamente o aipo 7, depois deixe refogar em uma panela em fogo baixo com um fio de azeite e os dentes de alho 8. Enquanto isso, amasse os tomates pelados com um garfo 9.

Quando o refogado estiver bem dourado, mas não queimado, retire o alho e adicione os tomates pelados 10. Deixe cozinhar por cerca de dez minutos. Neste ponto, os feijões estarão cozidos 12.

Retire a folha de louro 13, retire os feijões com uma escumadeira 14 e coloque-os no molho 15.

Adicione também 2-3 conchas de água de cozimento dos feijões 16. Assim que ferver, adicione a pele de porco 17, misture e acrescente a pasta 18, depois salgue.

Cozinhe a pasta al dente dessa forma, adicionando mais água de cozimento dos feijões se necessário e mexendo frequentemente 19. Desligue o fogo, adicione bastante pimenta-do-reino preta 20 e deixe descansar por 10 minutos antes de servir: dessa forma, o amido tornará a pasta e feijão à napolitana ainda mais cremosa 21!

Conservação

A pasta e feijão à napolitana pode ser conservada na geladeira por 1-2 dias.

Conselho

No lugar dos tomates pelados, você pode usar tomates frescos para molho, quando a estação permitir, ou concentrado de tomate.

Se preferir, pode omitir a pele de porco e aumentar a quantidade de azeite.

Para um prato ainda mais cremoso, você pode bater uma parte dos feijões.

Você pode adicionar ao aipo também cenoura e cebola, como alternativa ao alho.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.