Salada morna de polvo e batatas
- Fácil
- 1 h 25 min
- Kcal 456
Vocês estiveram de férias na Grécia e certamente foram conquistados pelos pratos típicos mais famosos como os souvlaki e os spanakopita, sem falar na deliciosa moussaka! Mas é altamente provável que, ali quase escondido, tenha faltado na lista um dos pratos à base de polvo que se pode provar. Tentamos replicar esses sabores característicos para o polvo à grega: vinho tinto, cebolas, tomate e aromas para um prato suculento frequentemente acompanhado com batatas, cevada ou pão, uma alternativa válida ao modo clássico de consumir o polvo (na Grécia, mas também na Itália), ou seja, simplesmente grelhado. O polvo é cozido lentamente com esse tempero saboroso e perfumado, uma verdadeira iguaria genuína e deliciosa, uma preparação que entrará imediatamente no seu livro de receitas!
Experimente também a receita do polvo à luciana, uma saborosa especialidade da Campânia!
Para preparar o polvo à grega, comece pela limpeza do polvo. Depois de esvaziar a cabeça, remover a parte com os olhos e o bico, na parte inferior, enxágue e corte-o. Obtenha pedaços grandes de 5-6 cm 1, faça o mesmo com a cabeça 2 e, por fim, pique cebola e alho já limpos 3.
Mova-se para o fogão e coloque uma panela no fogo, mergulhe os pedaços de polvo 4 e salteie-os em fogo alto por cerca de vinte minutos, mexendo de vez em quando 5, desta forma o molusco liberará sua água 6.
Decorrido o tempo necessário para que o polvo seque, adicione o azeite 7 e depois o picado de cebola e alho 8. Continue mexendo mais um pouco 9
e depois perfume com louro 10 e os cravos-da-índia 11. Adicione o purê de tomate 12,
o vinho tinto 13 e ajuste o sal e a pimenta 14. Misture bem 15
e continue cozinhando em fogo baixo por uma hora cobrindo com a tampa 16. Decorrido o tempo, certifique-se de que o fundo atingiu a consistência desejada 17, então desligue e sirva seu polvo à grega 18.