Spanakopita

/5

APRESENTAÇÃO

A culinária grega na Itália tem um sucesso considerável: talvez pela beleza dos lugares lembrados nos pratos ou pela simples delícia das receitas, como a spanakopita. Trata-se de uma espécie de torta salgada recheada com espinafre e feta, perfeita como aperitivo, tradicionalmente feita com uma massa de consistência bastante rústica. No entanto, isso pode ser facilmente substituído por uma simples massa filo, como fizemos. São muito comuns também as spanakopitakia, uma versão menor em forma de trouxinha, que pode ser consumida na rua como lanche ou substituto do almoço, ou ainda servida como aperitivo substancial. Descubra como é simples preparar esta receita para servir assim como está ou com molho tzatziki!

Aqui estão outros deliciosos pratos gregos para experimentar em casa:

  • Moussaka
  • Salada grega
  • Gyros
  • Polvo à grega

 

INGREDIENTES

Para uma assadeira de 27x17 cm
Massa folhada 1 rolo
Espinafre 500 g
Feta 200 g
Cebolas 1
Ovos 2 - médias
Salsa quanto baste
Sementes de gergelim quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Para pincelar
Azeite virgem extra quanto baste

Preparo

Para preparar a spanakopita, comece pelo recheio: lave bem o espinafre e seque. Em seguida, descasque uma cebola e fatie-a. Refogue-a em uma frigideira grande onde você aqueceu levemente um fio de azeite 1. Depois de alguns instantes, já pode adicionar o espinafre 2, sal a gosto, misture e cubra com uma tampa. Eles devem murchar, o que levará poucos minutos.

Enquanto isso, esfarele o queijo feta com as mãos 4. Uma vez cozido, escorra bem o espinafre 5 e transfira para uma peneira, depois esprema para eliminar o excesso de água. Coloque o espinafre em uma tigela e adicione os ovos 6.

Adicione também a salsinha picada 7, o feta esfarelado e misture tudo 8. Se preferir, pode cortar o espinafre para obter um composto mais homogêneo 9.

Pincele com um pouco de azeite uma assadeira de 24x17 cm (altura 6 cm) 10, coloque no fundo uma folha de massa filo 11 e pincele novamente com azeite 12.

Adicione outra camada de massa filo 13 pincelada com azeite 14, e continue da mesma forma para compor mais 2 camadas, totalizando 4. Neste ponto, despeje o recheio 15 e distribua bem por toda a assadeira.

Cubra com mais 4 folhas de massa filo 16, certificando-se de pincelar sempre com azeite 17 antes de colocar a próxima. Por fim, corte os cantos para que seja mais fácil dobrá-los na assadeira 18.

Você pode então dobrar os cantos para dentro 19 para que o recheio não escape 20, depois pincele novamente com azeite 21.

Adicione uma última folha de massa filo para cobrir tudo 22 e pincele uma última vez com azeite 23. Faça cortes oblíquos por toda a superfície 24.

Faça o mesmo na outra direção para criar um padrão de losangos 25. Decore com sementes de gergelim 26 e asse em forno pré-aquecido a 180°C por 35 minutos. Uma vez pronta, retire do forno 27, depois você pode desenformar os losangos e servir sua spanakopita!

Conservação

Recomendamos consumir a spanakopita assim que estiver pronta, para evitar que perca a crocância. Pode ser armazenada na geladeira, em um recipiente hermético, por no máximo um dia e aquecida no forno antes de servir.

Recomenda-se não congelar.

Conselho

Assim como nas spanakopitakia, você pode adicionar pinhões tostados ou uvas-passas ao recheio para uma nota doce.

Curiosidade

Dizem que a região onde se pode saborear as melhores spanakopita de toda a Grécia é o Epiro, junto com as regiões da Tessália e parte da Macedônia: nessas áreas, a criação de gado era, e ainda é, praticada, e tortas salgadas deste tipo eram a refeição perfeita para quem levava esse estilo de vida, pois podiam ser feitas com ingredientes simples e facilmente disponíveis, podiam ser transportadas convenientemente e duravam vários dias.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.