Moussaka

/5

APRESENTAÇÃO

É um dos pratos mais famosos da cozinha grega e sempre conquista quem o prova: estamos falando da moussaka, o típico gratinado de berinjela e carne moída coberto com uma camada generosa de molho bechamel! Uma receita longe de ser rápida e leve, mas garantimos que cada camada recompensará amplamente com seu sabor rico e suculento... palavra de Vasiliki Pierrakea que nos mostra como preparar esta delícia passo a passo. Nesta versão, o ragù é à base de carne bovina e suína. Não há batatas, mas sim duas camadas de fatias de berinjela fritas como manda a tradição. O Bechamel é enriquecido com iogurte que o torna denso e encorpado na medida certa. Enfim, uma espécie de Lasanha à bolonhesa ao estilo helênico que vai fazer você literalmente lamber os lábios... se você é daqueles que nunca teve a chance de provar a moussaka, chegou finalmente o momento de experimentá-la!

Descubra também estas famosas receitas da cozinha grega:

INGREDIENTES

Ingredientes para o ragù
Carne de boi 500 g - moído
Porco 500 g - moído
Passata de tomate 100 g
Extrato de tomate 25 g
Cebolas 1
Aipo 1 talo
Alho 2 dentes
Açúcar ½ colherinha
Vinho tinto 1 copo
Louro 2 folhas
Canela em pau 1
Anis estrelado quanto baste
Salsa quanto baste
Noz-moscada quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para as berinjelas
Berinjelas 1 kg
Farinha tipo 00 quanto baste - (para enfarinhar)
Óleo de amendoim quanto baste - (para fritar)
Para o molho bechamel com iogurte
Leite inteiro 500 g
Iogurte grego 250 g
Farinha tipo 00 50 g
Manteiga 50 g
Noz-moscada quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para compor
Parmigiano Reggiano DOP quanto baste - para ralar
Farinha de rosca quanto baste
Orégano quanto baste - seco
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar a moussaka, comece pela preparação do ragù: limpe e pique grosseiramente o aipo 1 e a cebola 2. Aqueça uma boa quantidade de óleo numa panela e adicione as cebolas 3

Adicione também o aipo 4 e os dentes de alho descascados 5 e refogue até que a cebola esteja amolecida, depois acrescente o açúcar 6.

Neste ponto, adicione a carne de boi 7 e de porco 8 e doure em fogo alto, desmanchando-a com uma colher de pau 9.

Após cerca de 5 minutos, adicione o vinho tinto 10, em seguida, aromatize com a canela, o anis estrelado 11 e as folhas de louro 12.

Adicione o molho de tomate 13 e o extrato de tomate 14, misture bem e deixe ferver em fogo médio. Acrescente a salsa picada 15.

Rale um pouco de noz-moscada 16, ajuste o sal 17 e a pimenta. Abaixe o fogo e cozinhe por cerca de uma hora e meia 18.

Passe para as berinjelas: retire o talo e nivele os lados 19, depois corte-as no sentido do comprimento em fatias de cerca de 1 cm de espessura 20. Passe farinha nos dois lados das fatias de berinjela 21 e aqueça o óleo de sementes até a temperatura de 180°.

Mergulhe as berinjelas no óleo quente 22 e frite até dourar 23, depois escorra em papel toalha e deixe repousar 24.

Enquanto isso, prepare o molho bechamel: coloque o leite em uma panela 25 e aqueça com a adição de noz-moscada 26 e pimenta 27.

Enquanto isso, coloque outra panela no fogo com a farinha e a manteiga 28 e mexa até obter um roux dourado 29, depois adicione o leite quente 30.

Continue mexendo em fogo médio para engrossar a mistura 31. Quando obtiver um molho bechamel bastante encorpado, desligue o fogo e deixe esfriar por 5 minutos. Por fim, adicione o iogurte grego 32 e misture para incorporá-lo de forma homogênea, ajustando com mais pimenta e noz-moscada a gosto 33.

Você está pronto para montar a moussaka: unte uma assadeira de bordas altas que mede cerca de 26x20 cm na base 34, cubra o fundo com uma colher de molho bechamel 35 e disponha uma camada de berinjelas, sobrepondo-as ligeiramente 36.

Pulverize com um pouco de Parmigiano ralado 37, farinha de rosca 38 e orégano 39.

Cubra com abundante ragù distribuindo uniformemente por toda a superfície 40, depois adicione outra camada de berinjelas, sempre sobrepondo ligeiramente as fatias 41. Pulverize novamente com Parmigiano Reggiano DOP, farinha de rosca e orégano, depois cubra tudo com o molho bechamel 42 e nivele a superfície.

Complete com mais Parmigiano Reggiano DOP 43 e farinha de rosca, depois asse em forno estático pré-aquecido a 180° por 45 minutos 44. Retire do forno e sirva sua moussaka 45!

Conservação

A moussaka pode ser conservada na geladeira por cerca de 2-3 dias.

Você pode congelá-la depois de cozida e completamente resfriada.

Conselho

No centro da Grécia, é comum adicionar carne de cordeiro moída ao ragù.

Na ilha de Naxos, muitas vezes usa-se queijo tipo gruyère no lugar do Parmigiano Reggiano DOP!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.