Puccia salentina com azeitonas

/5

APRESENTAÇÃO

A puccia salentina com azeitonas é uma saborosa variante do típico pão da Puglia! Por que o nome puccia? Parece derivar do latim “buccellatum”, o pão tipicamente utilizado pelo exército romano, cuja receita é muito similar às pucce preparadas hoje em dia. As pucce salentinas ainda são o alimento tradicionalmente consumido no Dia da Imaculada Conceição. Nesse dia, é tradição jejuar ou no máximo comer rapidamente uma puccia para então poder participar das funções religiosas. Nós escolhemos um recheio vegetariano com mussarela e tomates secos de irresistível sabor mediterrâneo, mas vocês podem enriquecer a sua puccia salentina com azeitonas com o recheio que preferirem!

Descubram também estas variantes:

 

INGREDIENTES

Ingredientes para o fermento
Farinha tipo 00 50 g
Sêmola de trigo duro remacinada 50 g
Água 60 g - (morna)
Fermento biológico seco 2 g
Malte 10 g
para a massa de 18 pucce
Batatas 250 g
Farinha tipo 00 350 g
Sêmola de trigo duro remacinada 300 g
Azeite virgem extra 50 g
Água 400 g - (morna)
Sal fino 20 g
Azeitonas pretas 200 g - Celline
Para enfarinhar os pãezinhos
Sêmola de trigo duro remacinada quanto baste
para rechear (opcional)
Mozzarella 150 g
Tomates Secos em Óleo 60 g

Preparação

Para preparar a puccia salentina com azeitonas, comece preparando o fermento. Pegue uma tigela grande e coloque nela a farinha 00 e a semolina de trigo duro 1. Adicione o fermento 2 e o malte 3.

Em seguida, adicione a água morna aos poucos, fazendo-a ser bem absorvida pela massa 4, amassando com as mãos 5 até obter uma massa lisa e homogênea. Dê a ela a forma de uma pequena esfera 6.

Cubra com filme plástico 7 e deixe fermentar no forno desligado com luz acesa ou a uma temperatura constante de 28°-30°C por pelo menos 5-6 horas. Se preferir, pode optar por um diferente modo de fermentação: deixe a massa levedar no forno desligado com luz acesa por 1 hora, depois transfira para a geladeira por uma noite inteira ou 12 horas. Após o tempo necessário, o fermento deverá ter dobrado de volume 8. Então, pegue o fermento novamente e, se o deixou fermentar na geladeira, aguarde pelo menos 2 horas para trazê-lo à temperatura ambiente. Coloque-o na tigela de uma batedeira planetária 9.

Agora, cozinhe as batatas em uma panela com bastante água. Vai levar cerca de 30-40 minutos, dependendo do tamanho das batatas que você usar. Quando estiverem cozidas (você pode fazer o teste com os dentes de um garfo), descasque-as 10 e amasse-as com um espremedor de batatas em uma tigelinha 11. Transfira-as para a tigela da batedeira planetária 12.

Adicione a farinha 00 e a semolina peneiradas 13 e, por fim, também as azeitonas não descaroçadas 14. Adicione o óleo 15.

Misture em baixa velocidade com a pá. Adicione a água morna aos poucos 16, fazendo-a ser gradualmente absorvida pela massa. Quando os ingredientes estiverem completamente misturados, retire a massa da pá ajudando-se com uma espátula 17. Então, substitua a pá pelo gancho e adicione o sal 18.

Ligue a batedeira e amasse em velocidade média até que a massa esteja ligada: isso levará cerca de 10-15 minutos 19. Transfira a massa para uma superfície de trabalho levemente untada com óleo 20. Trabalhe a massa para dar-lhe uma forma esférica e transfira-a para uma tigela grande levemente untada com óleo 21, coberta com filme plástico.

Deixe fermentar assim por pelo menos 2 horas a temperatura ambiente até que note que a massa dobrou de volume 22. Após o tempo necessário, unte suas mãos para facilitar o manuseio da massa. divida em 18 pedaços de 90 g cada 23 e forme esferas com cada um 24.

Passe-os na farinha de semolina de trigo duro até cobrir totalmente a superfície do pedaço de massa 25. Pegue uma assadeira, forre-a com papel manteiga e disponha as esferas de massa sobre ela. Tenha cuidado para dispor as pucce distantes umas das outras 26. Deixe fermentar assim por cerca de 1 hora. Agora, asse em forno estático pré-aquecido a 230°C por cerca de 40 minutos (se usar forno ventilado, asse a 210°C por cerca de 30 minutos). Uma vez assadas, retire-as do forno 27 e deixe esfriar sobre uma grade até atingirem a temperatura ambiente. Aqui se conclui a preparação das pucce salentinas com azeitonas.

Se desejar, pode rechear as pucce com mozzarella e tomates secos. Se quiser proceder com o recheio, corte a puccia ao meio com a ajuda de uma faca 28, coloque uma ou duas fatias de mozzarella 29 e sobre elas alguns tomates secos. Então, feche com a outra metade e obterá suas pucce salentinas com azeitonas recheadas 30!

Conservação

As pucce salentinas com azeitonas podem ser conservadas por no máximo 2 dias sob uma campânula de vidro.

Se preferir, pode congelar a massa crua ou uma vez assada. Se congelá-la crua antes de trabalhá-la, deixe descongelar e traga à temperatura ambiente.

Conselho

Os tempos de preparo das pucce são muito prolongados, então, se preferir, pode preparar o fermento na noite anterior.

Para a massa, se preferir morder a puccia sem preocupações, pode escolher azeitonas sem caroço!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.