Quiche de abóbora e acelga

/5

APRESENTAÇÃO

Com as quiches, tão simples de fazer, você não pode errar! Uma verdadeira delícia da culinária francesa que agora conquistou também o paladar brasileiro! São tortas salgadas feitas das maneiras mais saborosas e coloridas: alegram as mesas e agradam a todos! Na receita de hoje, a quiche de abóbora e acelga, quisemos reunir na massa brisé aromatizada com tomilho os sabores das estações de outono e inverno: deliciosa abóbora e tenras folhas de acelga. Um recheio macio e sedoso, irresistível com a adição de creme de leite fresco e Grana Padano! Perfeita para preparar com antecedência e servir aos seus convidados como um aperitivo rústico, a quiche de abóbora e acelga se tornará a "salvadora do jantar" ou, por que não, uma iguaria original para o seu menu de Halloween, para servir como prato principal ou cortada em fatias ou cubos para um aperitivo de Halloween!

Experimente também nossa Torta salgada de abóbora e muçarela!

INGREDIENTES

Ingredientes para a brisé (para uma forma de 24 cm de diâmetro)
Farinha 200 g - tipo 00
Manteiga 170 g - frio
Água 70 g - fria
Sal 1 pitada
Tomilho 1 raminho
para o recheio
Abóbora 1 kg
Acelga 700 g
Ovos 3 - médias
Creme de leite fresco líquido 100 g
Grana Padano DOP 70 g - para ralar
Azeite 40 g - extra virgem
Sal quanto baste
Pimenta quanto baste
Alecrim 1 raminho
Alho 2 dentes

Preparação

Para preparar a quiche de abóbora e acelga, comece com a preparação da Massa brisée. Em uma batedeira com batedor em formato de folha, coloque a farinha 1, a manteiga gelada cortada em cubos 2 e uma pitada de sal 3.

Adicione a água gelada aos poucos enquanto mistura 4. Deixe a batedeira funcionar por cerca de 3 minutos, adicionando também as folhas de tomilho previamente lavadas e secas 5. Você deve obter uma massa homogênea e sem grumos 6.

Transfira para uma superfície de trabalho, forme uma esfera 7, achate-a levemente e cubra com filme plástico: leve a massa para descansar na geladeira por pelo menos 40 minutos. Enquanto a massa descansa, prossiga com a preparação do recheio: pique finamente um ramo de alecrim previamente lavado e seco 8 e retire a casca da abóbora 9.

Corte-a em fatias e depois em cubos de tamanho igual para garantir um cozimento uniforme 10. Em seguida, pegue uma frigideira antiaderente grande e doure um dente de alho com 20 g de óleo 11. Quando estiver dourado, adicione a abóbora 12.

Adicione o alecrim picado para dar sabor 13, temperando com sal e pimenta. Agora cubra com uma tampa e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos em fogo baixo 14. No final do cozimento, você deve retirar o alho 15.

Enquanto a abóbora amolece, passe para a preparação da acelga. Lave-a e corte ao meio se as folhas forem muito longas para cozinhar bem na frigideira 15. Doure um dente de alho com 20 g de óleo e quando estiver dourado, adicione as acelgas 17. Cubra com uma tampa e deixe murchar em fogo bem baixo por cerca de 5-6 minutos 18. Depois retire o alho, tempere com sal e pimenta.

Escorra as acelgas do excesso de água para evitar que, quando adicionadas ao recheio, fiquem muito líquidas 19. Reserve a acelga e a abóbora já amolecida. Prossiga criando o composto de acompanhamento. Em uma tigela grande, bata os ovos com um batedor de mão 20, temperando com sal e pimenta. Despeje o creme de leite aos poucos enquanto continua batendo 21.

Em seguida, adicione o Grana Padano ralado 22 e misture com os outros ingredientes. Reserve a preparação por enquanto porque agora a massa brisé estará pronta: abra-a com um rolo de massa em uma superfície levemente enfarinhada 23, até obter uma espessura de cerca de 2 mm. Unte e enfarinhe uma assadeira de 24 cm de diâmetro, preferencialmente com fundo perfurado para um cozimento mais uniforme, e coloque sobre ela a massa brisé esticada 24. Você pode enrolar a massa brisé esticada no rolo e desenrolá-la diretamente na assadeira para facilitar essa operação.

Pressione bem a massa brisé no fundo e nas bordas da assadeira e, em seguida, corte o excesso de massa aparando as bordas com a lâmina de uma faca 25. Distribua uniformemente no fundo a acelga cozida e bem escorrida 26, depois crie também uma camada de cubos de abóbora 27.

Por fim, despeje o composto de ovos, creme de leite e queijo, até cobrir totalmente os ingredientes na assadeira 28: leve ao forno a sua quiche de abóbora e acelga em forno estático preaquecido a 170°C por 60 minutos (ou em forno ventilado a 150°C por 50 minutos) 29. Após o tempo de cozimento, retire a assadeira do forno, deixe repousar alguns minutos antes de servir e saborear 30!

Conservação

A quiche de abóbora e acelga pode ser conservada na geladeira coberta com filme plástico por no máximo 2 dias.

Se você usou apenas ingredientes frescos e não descongelados, também pode congelar a quiche após assada.

Você também pode congelar a massa brisé envolvida em filme plástico por cerca de 2-3 semanas.

Conselho

Personalize a sua massa brisé com as ervas aromáticas de sua preferência, por exemplo, substituindo o alecrim por tomilho na massa brisé. No lugar do Grana Padano, você pode temperar o creme com Pecorino e, a gosto, adicionar pedaços inteiros de queijo cremoso.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.