Ragu de carne de porco

/5

APRESENTAÇÃO

Existem muitos tipos de Ragù alla bolognese, de carne ou de peixe e até mesmo o ragú de pato; receitas que pertencem à tradição ou que propõem novas maneiras de realizar este clássico molho, ideal para apresentar à mesa um prato principal saboroso. O ragú de carne de porco é uma versão saborosa e simples de fazer, à base de tomate e carne moída de porco, refogado com vinho tinto, com o qual você pode temperar qualquer tipo e formato de massa, ou preparar ótimas lasanhas, tortas ou massa ao forno!

INGREDIENTES
Passata de tomate 1 ½ l
Porco 500 g - moído
Vinho tinto 350 ml
Cebolas 120 g
Aipo 120 g
Cenouras 120 g
Extrato de tomate 180 ml
Sal quanto baste
Manteiga 50 g
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra 4 colheres
Caldo de carne 100 ml

Preparação

Para preparar o ragu de porco, prepare o Caldo de carne. Em seguida, passe para o refogado: limpe e pique finamente a cenoura, aipo e cebola 1. Em uma panela, coloque a manteiga 2 e derreta em fogo bem baixo, depois adicione o óleo 3 e aqueça por alguns instantes.

Em seguida, adicione os legumes picados finamente 4. Refogue e doure a cebola, adicione 1-2 conchas de caldo de carne para favorecer o cozimento 5. Após cerca de 15 minutos, adicione a carne moída 6

e deixe dourar bem por cerca de dez minutos, esfarelando-a com uma espátula 7 ou uma colher de pau. Adicione um pouco de caldo vegetal, depois acrescente o vinho tinto 8 e deixe evaporar em fogo moderado. Quando o vinho tiver evaporado, acrescente o molho de tomate 9,

misture 10 e deixe apurar por alguns minutos. Quando o ragú voltar a ferver, adicione também o extrato de tomate 11, misture ao ragú, adicione sal 12

e pimenta 13 a gosto, e cozinhe tudo em fogo baixo por cerca de 3 horas (você pode usar uma tampa de tela, para deixá-lo ferver sem cobrir) ou o tempo necessário para que engrosse 14. Quando o ragu de carne de porco estiver pronto, você pode ajustar o sal, se necessário, e usá-lo como molho para massas ou para lasanhas 15.

Conservação

Você pode conservar o ragu de carne de porco na geladeira em um recipiente hermético por 2-3 dias.

Pode ser congelado por cerca de 1 mês se você usou ingredientes frescos não descongelados.

Conselho

No ragú de carne de porco, você também pode evitar colocar pimenta (ou pimenta vermelha) se não gostar ou se houver crianças que vão comer; em vez disso, você pode adicionar noz-moscada ralada, que dará um aroma delicioso ao seu ragú.

Curiosidade

O ragú de carne é um molho muito usado em toda a Itália, mas os mais famosos são o ragú à bolonhesa e o napolitano.
O ragú era, antigamente, um prato de domingo, e suas origens são atribuídas às famílias nobres, nas quais trabalhavam os cozinheiros mais celebrados e inventivos, que puderam criar tamanha delícia graças à riqueza das cozinhas de seus senhores.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.