Licor de uva morango
- Fácil
- 15 min
- Kcal 135
As nepitelle são doces tradicionais calabreses, das províncias de Catanzaro e Crotone, típicos das festividades de Natal, preparados com nozes, amêndoas, figos, vinho cozido, chocolate e especiarias. O nome delas deriva do termo latino nepitedum, que significa borda e pálpebra dos olhos; a forma desses doces, de fato, lembra a pálpebra de um olho fechado. As nepitelle, no dialeto local, também são chamadas de nepiteddhi, nepite, nepitejie, e são doces que podem ser conservados por bastante tempo.
Coloque a farinha e o açúcar em forma de montanha, adicione os ovos inteiros, a manteiga amolecida e o fermento, e amasse tudo muito bem até obter uma massa homogênea e lisa. Estenda bem a massa com o rolo até reduzi-la a uma espessura de 2 mm e com um cortador de massa ou uma roda, corte discos de massa do tamanho de um pires de café.
Deixe as passas de molho em água morna e, enquanto isso, pique as nozes, as amêndoas, os figos e o chocolate amargo.
Em um recipiente grande, despeje os ingredientes previamente picados, as passas escorridas, e adicione o cacau em pó, as especiarias, as raspas de laranja raladas, um copinho de rum ou licor Strega, o vinho cozido (ou geleia de cereja) e o mel, de modo a obter uma mistura macia, mas consistente.
Pincele as bordas dos discos de massa com clara de ovo (para facilitar o fechamento), depois coloque um pouco de recheio no centro e feche dobrando os discos sobre si mesmos, formando uma meia-lua; pressione bem as bordas, talvez ajudando-se com os dentes de um garfo.
Pincele as nepitelle assim obtidas com gema de ovo, coloque-as em uma assadeira coberta com papel manteiga, e asse os doces a 200° por cerca de 30 minutos, até que estejam bem dourados. Depois de tirá-los do forno, deixe-os esfriar e ... boa Páscoa!