Cassatelle di Carnevale

/5

APRESENTAÇÃO

No Carnaval cada fritura vale! Nós, italianos, sabemos bem, pois inventamos um doce frito diferente para cada região, para saborear na festa mais colorida e alegre do ano (e não só): Bugie recheadas de Carnaval, castagnole, Tortelli de Carnaval, Chiacchiere recheadas...a escolha é infinita! Com a receita das cassatelle de Carnaval, após a do leite frito, fazemos novamente uma viagem virtual à ensolarada Sicília para nos encantar com esses docinhos de sabor memorável, semelhantes aos raviólis doces. A massa crocante, que ao fritar adquirirá um atrativo tom dourado, guarda um recheio incrível e rico. Ricota de ovelha e chocolate: a combinação querida pela tradição culinária siciliana que conquista a todos desde sempre, inclusive nós! Por isso, quisemos propor nossa versão dessas delícias que conhecem diferentes, mas igualmente saborosas variações!

Descubra todos os outros doces de Carnaval fritos e assados para preparar em casa:

 

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa (para 20 unidades)
Farinha tipo 00 300 g
Manteiga 30 g
Ovos 2 - médias (em temperatura ambiente)
Açúcar 30 g
Casca de laranja 1
Casca de limão 1
Marsala 20 g
Sal fino 1 pitada
para o recheio
Ricota de ovelha 300 g
Chocolate amargo 100 g
Canela em pó ½ colherinha
Açúcar 100 g
para fritar
Óleo de sementes quanto baste
para polvilhar
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparação

Para preparar as cassatelle de Carnaval, em uma tigela grande, coloque a farinha, o açúcar 1, uma pitada de sal, os 2 ovos em temperatura ambiente 2, a manteiga em pedaços fria, mas não gelada 3,

aromatize com a casca de limão 4 e a de laranja 5 e, por fim, tempere a massa com o marsala 6

Amasse os ingredientes à mão 7 e, depois de reunir os líquidos, transfira a massa para uma superfície de trabalho 8, trabalhe-a até ficar lisa e compacta 9

Cubra com filme plástico 10 e deixe descansar por 30 minutos fora da geladeira. Enquanto isso, prepare o recheio: pique finamente com uma faca o chocolate amargo 11, cuidando para não deixar pedaços grandes que possam furar a massa durante o cozimento. Em uma tigela, coloque a ricota de ovelha, o açúcar 12,

aromatize com a canela 13 e adicione o chocolate picado anteriormente 14. Misture com um garfo para incorporar os ingredientes 15.

Reserve o recheio 16 e retome a massa das cassatelle: divida o bloco ao meio 17 e então estenda-o com a máquina de macarrão 18 até o número 7, obtendo assim uma espessura de cerca de 1 mm. 

Depois de estender a massa, divida ao meio o retângulo e corte discos com um cortador de massa de diâmetro de 11,5 cm 19. Coloque uma colher de chá de recheio no centro dos discos 20, umedeça as bordas com um pouco de água 21, para que o recheio, dobrando a massa, seja selado perfeitamente.

Feche as cassatelle formando uma meia-lua e selando bem as bordas, pressionando com as costas da mão ao redor 22. Corte a borda do semicírculo, aparando a parte com o recheio, com um cortador de massa dentado para criar uma borda decorada 23. Continue assim para o restante da massa: com as quantidades indicadas, você obterá cerca de 20 unidades. Quando estiverem prontas, você pode fritar suas cassatelle de Carnaval: coloque o óleo de sementes para aquecer em uma panela de bordas altas e, quando atingir a temperatura de 170°C (a ser medida com um termômetro de cozinha), mergulhe as cassatelle delicadamente e poucas por vez 24 para não baixar muito a temperatura do óleo.

Cozinhe as cassatelle por cerca de 3 minutos; uma vez cozidas 25, escorra-as em papel absorvente 26. Uma vez mornas, polvilhe as cassatelle de Carnaval com açúcar de confeiteiro a gosto e sirva imediatamente 27!

Conservação

É preferível consumir imediatamente as Cassatelle de Carnaval. Recomendamos não congelar a massa crua.

Conselho

Se não aprecia o sabor marcante da ricota de ovelha, pode utilizar a ricota de vaca nas mesmas proporções. 

Curiosidade

O termo cassatelle indica diversos produtos doces sicilianos. Além das cassatelle apresentadas aqui, existe um tipo de cassatella assada típica do período pascoal, caracterizada por uma forma de cestinho que sempre prevê um recheio à base de ricota. Merecem destaque também as célebres Cassatelle de Agira, típicas da confeitaria de Enna, que obtiveram a denominação municipal como receita típica e incluem cacau no recheio.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.