Ravioli rossi ao molho de tomate

/5

APRESENTAÇÃO

Os raviolis vermelhos com tomate são pequenos pacotinhos de massa fresca feita em casa, compostos por ingredientes simples como sêmola, ovos e tomate. O recheio dos raviolis vermelhos com tomate não poderia ser mais saboroso: ricota, parmesão e manjericão. Os sabores dos raviolis vermelhos com tomate combinam bem com um tempero simples perfumado com ervas aromáticas.

Experimente também estas receitas de raviolis:

 

INGREDIENTES

Para a massa dos raviolis
Farinha tipo 00 200 g
Sêmola de trigo duro remacinada quanto baste - para polvilhar os raviólis
Ovos 2
Extrato de tomate 10 g
Para o recheio
Ricota de vaca 250 g
Grana Padano DOP 100 g
Manjericão quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o molho
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Manjericão quanto baste
Manteiga 60 g
Cebolinha verde quanto baste
Tomilho 4 raminhos
Sálvia 4 raminhos

Preparação

Para preparar os raviolis vermelhos com tomate, coloque em uma superfície a farinha em forma de vulcão e coloque no centro os ovos 1 e o concentrado de tomate 2. Misture com a ajuda de um garfo incorporando a farinha aos poucos 3.

Sove a massa com as mãos até obter uma mistura lisa e elástica 4. Cubra a massa com filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio dos raviolis vermelhos com tomate: coloque em um processador a ricota, o queijo ralado e o manjericão picado com as mãos 5, ajuste o sal e a pimenta e ligue o processador até que os ingredientes estejam misturados, depois transfira a mistura para um saco de confeitar 6.

Abra a massa com a ajuda de uma máquina de macarrão 7, começando pela espessura mais grossa, dobrando e girando a cada passagem, até a mais fina 8. Alinhe as folhas e coloque montinhos de recheio em um lado da folha 9.

Com um pincel, molhe as bordas com água para garantir que a massa grude bem e o ravioli não abra durante o cozimento, depois dobre a folha e pressione levemente para que as duas folhas adiram perfeitamente 10. Com um cortador de massa, dê forma de meia-lua aos seus raviolis vermelhos com tomate 11 e coloque-os em uma bandeja polvilhada com sêmola de trigo duro 12. Se preferir fazê-los redondos, sobreponha as folhas e corte com um cortador de massa.

Cozinhe os raviolis em água fervente com sal, escorra-os e misture-os em uma frigideira onde você terá derretido uma noz de manteiga (13-14). Finalize polvilhando com ervas aromáticas picadas e uma pitada de pimenta preta e sirva quente 15.

Conservação

Consuma os raviolis vermelhos com tomate assim que forem feitos. Se desejar, você pode congelá-los crus: para congelar, coloque a bandeja com os raviolis no congelador para endurecê-los por algumas horas. Quando estiverem bem endurecidos, coloque-os em sacos de congelamento, de preferência já porcionados, e volte a colocá-los no congelador. Ao usá-los, cozinhe-os diretamente congelados em água fervente e proceda conforme a receita.

Conselho

Fazer massa fresca em casa é muito divertido; tente colorir a massa de maneiras diferentes: com açafrão para uma massa amarela, com tinta de lula para uma massa preta, com beterraba para uma massa rosa, e assim por diante. Se você não encontrar a farinha de trigo duro, use então as mais comuns de trigo mole, como a 0 e a 00!

Curiosidade

A farinha de trigo duro, em vez da de trigo mole (comumente 0 e 00) é particularmente indicada para preparações de massa caseira, pois sendo uma farinha muito resistente, garante que mesmo em massas mais elaboradas, como a massa recheada, ela não rasgue, deixando escapar o recheio!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.