Risotto ao Barolo

- sem glúten
- Energía Kcal 546
- Carboidratos g 71.7
- dos quais açúcares g 2
- Proteína g 10.4
- Gorduras g 20.5
- das quais gorduras saturadas g 8.54
- Fibra g 1.8
- Colesterol mg 39
- Sódio mg 659
- Dificuldade: Muito fácil
- Tempo de preparação: 10 min
- Tempo de cozimento: 25 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
Ao pensar no Piemonte, logo vem à mente uma terra com uma cultura culinária histórica e bem definida, com ingredientes requintados e de sabor marcante. Uma marca registrada da cozinha piemontesa? Os vinhos, como o Barolo. Uma taça desse precioso néctar das Langhe é inebriante: seu sabor seco e robusto é perfeito não apenas para degustar acompanhando suculentos pratos de carne, mas também para uso em pratos principais, de preferência em preparações simples que realcem suas notas aromáticas naturais. O risoto ao Barolo que propomos hoje, de fato, nos impressionou com sua simplicidade: ingredientes rigorosamente de qualidade darão vida a um prato impactante que garantirá os aplausos dos seus amigos!
- INGREDIENTES
- Arroz Carnaroli 320 g
- Barolo 200 g
- Caldo de carne 1 l
- Alhos-porós 40 g
- Azeite virgem extra 30 g
- Manteiga 45 g
- Louro 1 folha
- Grana Padano DOP 40 g - ralado
- Sal fino quanto baste
Preparo

Para preparar o risoto ao Barolo, comece preparando o caldo de carne. Enquanto isso, limpe os alhos-poró e elimine as hastes 1: agora pique bem fino o vegetal 2. Derreta em uma panela com fundo antiaderente 30 g de manteiga com o óleo em fogo muito brando 3.

Quando a manteiga estiver completamente derretida, refogue o alho-poró 4 continuando a mexer para cozinhá-lo de maneira uniforme: levará cerca de 6 minutos para que o alho-poró fique quase completamente "derretido". Em seguida, toste o arroz por cerca de 3-4 minutos 5, mexendo continuamente 6.

Despeje o Barolo 7 e, quando estiver parcialmente evaporado, comece a adicionar o caldo 8: continue mexendo para evitar que o arroz grude no fundo da panela. Perfume o risoto adicionando uma folha de louro lavada e seca 9.

Deixe o caldo ser absorvido 10 e, sempre que a concha anterior de líquido for absorvida, adicione outra 11 até obter o cozimento ideal do arroz. Levará cerca de 15-20 minutos. Ajuste o sal apenas no final para se regular melhor sobre a salinidade do risoto. Finalmente, desligue o fogo e, com a ajuda de pinças de cozinha, retire a folha de louro 12.

Adicione 15 g de manteiga 13 e o queijo 14 para o acabamento. Misture bem os ingredientes para que derretam e se integrem, perfumando a preparação. Finalmente, sirva seu risoto ao Barolo e deleite seus convidados 15!