Risotto ai porri

/5

APRESENTAÇÃO

O risoto de alho-poró é um prato principal delicado e cremoso. O arroz, durante o cozimento, absorve todo o sabor dos alho-porós previamente dourados na manteiga, criando um prato aromático que conquista à primeira mordida. É adequado para muitas ocasiões, desde jantares em família a almoços mais formais, conseguindo conquistar todos graças à sua simplicidade e ao seu sabor inconfundível. Se você gosta de personalizar suas receitas, pode criar muitas versões; por exemplo, pode enriquecê-lo com bacon crocante para uma nota salgada, ou com lascas de queijo maturado para um sabor mais intenso. Qualquer que seja a sua escolha, o risoto de alho-poró sempre se revelará um sucesso, fácil de preparar e capaz de transformar poucos ingredientes em um prato muito saboroso.

Se você está procurando outros risotos com alho-poró, experimente também:

  • Risoto de camarão e alho-poró
  • Risoto de romã e creme de alho-poró
  • Risoto de alho-poró com ricota de cabra e anchovas
  • Sopa de arroz com alho-poró e batatas
  • Risoto aos três aipos

INGREDIENTES

Arroz Carnaroli 320 g
Alhos-porós 250 g
Caldo de legumes 1 l
Vinho branco seco 100 g
Sal quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Manteiga 3 - nozes
Para manusear
Manteiga 50 g
Parmigiano Reggiano DOP 50 g

Preparação

Para preparar o risoto de alho-poró, primeiro remova a parte verde do alho-poró e as raízes. Corte ao meio 1 e depois finamente 2. Em uma panela, derreta a manteiga 3.

Adicione o alho-poró 4 e refogue em fogo médio até que fique macio e levemente dourado 5. Acrescente o arroz 6 e ajuste o sal.

Deixe tostar por cerca de 2 minutos, mexendo continuamente 7, até que os grãos fiquem translúcidos. Adicione o vinho branco 8 e deixe evaporar todo o álcool. Adicione o Caldo de legumes quente 9, uma concha de cada vez, sempre que o anterior for absorvido pelo arroz, e cozinhe por 15 minutos ou até que esteja al dente.

Desligue o fogo, adicione a manteiga 10, o queijo 11 e cubra com uma tampa 12 até que a manteiga esteja derretida.

Misture 13 até obter uma consistência cremosa, então sirva e finalize com uma pitada de pimenta-do-reino 14. Seu risoto de alho-poró está pronto para ser apreciado 15.

Conservação

O risoto de alho-poró deve ser consumido assim que estiver pronto, mas, se sobrar, pode ser armazenado na geladeira, em um recipiente fechado, por 1-2 dias.

Conselho

Se você gosta de sabores mais fortes, pode substituir o Parmesão por um queijo azul como o gorgonzola. Para um contraste de texturas, adicione nozes ou amêndoas torradas no final do cozimento.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.